Qual a melhor plataforma para começar uma loja virtual?

17 de julho de 2019

0
Plataforma de E-commerce

Finalmente decidiu criar sua loja virtual?
Agora é a hora de escolher qual a melhor opção de plataforma para seu negócio.
Você provavelmente deve ter se deparado com uma infinidade de diferentes plataformas para escolher, mas como saber qual é a melhor para começar?

Qual a melhor plataforma de e-commerce?

Não existe a melhor para começar, tudo vai depender do seu próprio negócio. Seus produtos, necessidades, nicho, público-alvo, serão os pontos que irão decidir qual a melhor plataforma para seu negócio.
Isso porque cada plataforma possui suas próprias vantagens, desvantagens e possibilidades. Você precisará encontrar uma que se encaixe com perfeição em sua loja virtual.

Como saber qual será a melhor plataforma para minha loja?

Será preciso executar um planejamento completo e projeções para os próximos anos.
Você precisa definir:
– Nicho de atuação
– Demanda
– Oferta
– Público-alvo
– Tipos de produtos que serão vendidos
– Quantidade de produtos da loja
– Variações do produto
– Processo completo de compra
– Logística para envio ao cliente
– Processo de retirada do produto em loja física (se houver)
– Concorrentes
– Ações de Marketing
– Ferramentas/Funcionalidades necessárias

Além disso, também será importante definir a expectativa da loja. Por exemplo, se você iniciará o negócio com 50 produtos, mas dentro de 2 anos pretende estar com 1.000 itens na loja, a melhor opção é já começar com uma plataforma que suporte os 1.000 produtos.
Se o projeto se inicia com uma plataforma e existe a necessidade de mudar para outra pouco tempo depois, é um transtorno! Muito trabalho, tempo e dinheiro gasto para migrar sem que haja danos para o negócio.
Por isso será necessário fazer essas projeções da forma mais certeira possível, deixando a vaidade de lado, trabalhando com dados reais e os pé no chão.

Funcionalidades necessárias

Cada plataforma oferece suas próprias funcionalidades, por isso é essencial saber de tudo que você irá precisar. Um filtro personalizado, check-out rápido, desconto progressivo, combo de produtos, personalização de produtos… Uma infinidade de ferramentas que já precisam estar pré-definidas.
Por exemplo, imagine que o carro chefe de sua loja serão camisetas personalizadas, mas na hora de montar o projeto é descoberto que a plataforma não possibilita que o cliente personalize o produto escolhido. E agora? Perder o produto carro chefe ou mudar de plataforma, perdendo todo um trabalho já desenvolvido e o dinheiro investido?
Então, muita atenção na hora de colocar no papel tudo que será essencial para a loja funcionar perfeitamente.

Não sabe o que sua loja pode precisar?

Caso não tenha bons anos de experiência com lojas virtuais, pode ser que sinta dificuldades em listar todas as funcionalidades exigidas pelo negócio.
Nesse caso, vale a pena contratar um Consultor especializado em E-commerce. Ele irá analisar o projeto e ajudar a definir tudo o que a loja precisará para funcionar perfeitamente e realizar as vendas. Além de dar todas as dicas necessárias para seguir pelo caminho certo.

Algumas plataformas para considerar:

De fato, não existe a plataforma ideal para iniciar sua loja virtual. Existem algumas boas opções para investigar e analisar qual encaixa melhor em sua proposta.
Aqui vão algumas opções:

Loja Integrada

Considerada uma plataforma básica, a Loja Integrada pode ser uma ótima opção para começar sua loja virtual.
A LI costuma satisfazer a maioria dos lojistas iniciantes, isso porque é fácil de manusear, boas funcionalidades básicas e preço bastante atraente.
Possui 4 pacotes diferentes, possibilitando a escolha que mais faz sentido para cada negócio.
Uma das principais vantagens da loja integrada é poder começar com o plano básico e evoluir conforme o negócio for crescendo, sem precisar, necessariamente, passar por uma migração de plataforma.

Tray

A Tray é uma plataforma intermediária, ideal para negócios que já estão estruturados.
Se você já vendeu online, possui uma loja física ou boas expectativas para seu negócio, a plataforma Tray pode ser uma excelente opção para você.
A plataforma possui suporte personalizado, integração com marketplace, mais de 200 recursos e possibilita boas estratégias de SEO.
O valor da mensalidade é compatível com as ferramentas disponíveis pela Tray.

NuvemShop

Uma outra alternativa para começar sua loja com o pé direito é através da plataforma NuvemShop.
Sendo uma plataforma intermediária, a NuvemShop garante facilidade de uso, layouts responsivos, integração com ferramentas antifraude, excelente ferramenta de SEO, flexibilidade mobile e hospedagem inclusa.
Além de aplicativos extras exclusivos para turbinar seu e-commerce.
Possui preço acessível e taxa de venda depois dos 3 primeiros meses.

Xtech

Essa é uma das plataformas que mais crescem no mercado, simplesmente pelo fato de ter um bom preço e atender as necessidades de pequenos e médios lojistas.
A Xtech possui recursos importantes, boa usabilidade, mobile responsivo que se adapta a qualquer dispositivo, opções de personalização, campanhas de promoção, automação e bom suporte.
São quatro opções de planos, do básico ao avançado, para você escolher o que melhor se encaixa em seu projeto e ir evoluindo sem precisar migrar de plataforma.

Próximo passo

Essa é a hora de não ter preguiça!
Entre em contato com mais de uma plataforma, ouça as propostas, peça detalhes, faça perguntas, fale sobre seu negócio, anote todas as informações.
Depois de estar com tudo em mãos, faça o comparativo e selecione a que mais faz sentido para o sucesso de sua loja virtual.

Desejamos a você muito sucesso para seu novo negócio!

  • Artigos

Leia Mais

Jéssica Marinho

Escrito por:

Jéssica Marinho

Redatora com ênfase SEO na Agência Admake, responsável pelo desenvolvimento de conteúdo. Publicitária por formação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma de E-commerce

Plataformas de E-commerce mais usadas

Por que abrir uma Loja Virtual Os negócios digitais estão cada vez ganhando mais força! É apenas olharmos Uber, Netflix e o próprio Magazine Luiza, que se... mais

E-commerce

Captação x Faturamento: Por que o valor captado é maior que o faturado?

Essa é a dúvida de muitos lojistas, por que o valor de captação é tão diferente do faturamento da loja Aqui vai sua resposta principal: Porque o que você... mais