Layout personalizado ou tema pronto: o que escolher em meio ao cenário atual?

17 de agosto de 2020

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Plataforma de E-commerce

Com a crise mundial muita gente teve que migrar para o online para continuar no mercado e por questões obvias, vários empreendedores optaram por um layout pronto disponível na plataforma escolhida, mas será que escolher um template pronto é a melhor opção para quem está começando no mercado online? A proposta deste artigo é ajudar você, lojista, fazer a escolha certa na hora de iniciar as vendas no e-commerce.

Desde o início da pandemia do Coronavírus milhares de lojas físicas aderiram às vendas online. Para se ter uma ideia, dados recentes compilados pelo site E-commerce Brasil, mostram que o mês de julho de 2020 foi o 3º melhor mês da história do e-commerce brasileiro, com alta de 25%.

Essa alta revela veemente a mudança de comportamento do consumidor, o que pode nos garantir que a hora de migrar para o online é agora. Com a plataforma devidamente escolhida, chega a hora de saber se o layout da sua loja online será personalizado ou se será um template pronto.

Plataformas como TrayNuvemshop, Dooca Commerce e Loja Integrada, oferecem modelos de layout prontos, ou seja, você paga um valor para a compra do tema e assim consegue inserir seus produtos, editar a logo da sua loja e personalizar de acordo com as limitações de cada uma das plataformas.

Tema Pronto

Escolher um tema pronto está diretamente ligado com a necessidade do lojista. O tema pronto é mais econômico, justamente por não ser exclusivo, ou seja, terão milhares de lojas parecidas com a sua. 

E o fato de ser um tema pronto quer dizer que você irá ter acesso a ele com muito mais rapidez, o que conta bastante se você estiver com produtos parados no estoque e boletos vencidos, não é mesmo?

Layout Personalizado

Em contrapartida, o layout personalizado é desenvolvido DO ZERO pensando no seu produto e principalmente para o seu modelo de negócio. Ao contratar um layout personalizado você adquire uma loja exclusiva, construída nos mínimos detalhes para o seu público, pensada por uma agência de e-commerce que possui expertise para lhe direcionar durante todo o projeto.

O que é importante frisar aqui é que optando pelo layout personalizado não existem limitações na personalização (a não ser as existentes na plataforma escolhida), o que impacta no posicionamento da sua marca e na identificação do seu cliente com o seu negócio.

De fato, optar por um layout personalizado não é barato e como dito anteriormente, tudo depende do estágio que o seu negócio se encontra. Por isso, antes de iniciar seu e-commerce, questione-se onde a sua empresa está e onde ela quer chegar.

Cenário Atual

Considerando todo o cenário atual que estamos passando é fato que escolher um tema pronto tem lá suas vantagens, porém é preciso considerar outros fatores para não perder dinheiro.

Por exemplo, se você escolher um tema pronto para dar início ao seu e-commerce e brevemente constatar que aquele tema não supre suas necessidades de layout, usabilidade e experiencia do cliente, vai precisar desembolsar uma boa grana para fazer um layout pronto.

Portanto, é preciso analisar antes os prós e contras de cada um, para que se tome a melhor decisão.

Imagine só um pequeno comerciante do ramo de calçados que por conta da pandemia teve que fechar as portas da sua loja. Com contas a pagar e boletos chegando aos montes, esse pequeno empreendedor inicia então uma busca na internet para inserir a sua loja de calçados também no meio online.

Ele encontra uma plataforma intuitiva e como nunca teve experiência com e-commerce, opta por um tema pronto por vários motivos: investimento baixo e entrega rápida.

Observando o exemplo fictício, podemos dizer que escolher um template pronto foi uma ótima opção para este pequeno comerciante, mediante a situação econômica que o país está vivendo. E se você enxerga alguma semelhança entre a sua situação com o exemplo descrito acima, aposte no tema pronto para dar início a sua jornada no e-commerce.

Agora pense em uma grande varejista como o Magazine Luiza. Com lojas espalhadas em todo o Brasil, a loja online foi lançada no ano 2000, e de lá pra cá passou por diversas mudanças e atualizações, até se tornar o que é hoje. Um dos maiores canais Ominichanel do Brasil.

Com foco total em transformação digital, o Magazine Luiza oferece uma experiência de compra online e offline totalmente integradas. Outro ponto muito interessante é que a empresa mantém o Luiza Labs, um laboratório de inovação e tecnologia que visa oferecer experiencias de compra diferenciada ao cliente. 

É claro que com todo esse aporte financeiro e tecnológico a loja não cogitou optar por um template pronto e sim por um layout personalizado de ponta a ponta, focado em usabilidade e na experiência do cliente.

É sabido que cada modelo de negócio tem suas necessidades, portanto é preciso saber qual é o mais indicado para o seu ramo e para o momento que o seu e-commerce está vivendo.

Agora é com você! 

Coloque os prós e contras de cada um dos modelos no papel e se possível peça ajuda e orientação para uma agência de e-commerce. Analise o seu mercado e qual o objetivo do seu negócio, além de prestar muita atenção na hora de escolher a plataforma.  

E lembre-se sempre: se você estiver tratando do seu e-commerce com uma agência genuína e profissional, ela irá te guiar e te auxiliar a escolher o modelo mais se adequa à sua realidade.


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Juliana Pineda

Escrito por:

Juliana Pineda

Analista de SEO e Redatora na agência Admake. Graduada em Publicidade e Propaganda e em Jornalismo.

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