Qual a melhor plataforma de e-commerce?

15 de julho de 2019

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Plataforma de E-commerce

A primeira dúvida de quem irá começar um e-commerce é: Qual plataforma escolher?
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que não existe unanimidade de melhor plataforma para hospedar um e-commerce. Existe a melhor plataforma para o seu caso e suas necessidades específicas. Ou seja, a melhor plataforma para o seu concorrente, pode não ser, provavelmente não será, a melhor plataforma para você.
Por esse motivo, leia esse artigo até o final e analise com precisão em qual caso você se encaixa.

Afinal, o que é a plataforma e qual a sua funcionalidade?

A plataforma será onde seu e-commerce ficará hospedado. É como contratar uma imobiliária e alugar um imóvel para abrir sua loja física na avenida mais movimentada da cidade. Seria basicamente isso, um aluguel para abrigar sua loja.
A plataforma lhe proporcionará toda a estrutura que seu e-commerce precisará para começar a vender. Como: cadastro de produtos, carrinho de compras, integração de meios de pagamento, gerenciamento de pedidos e otimização de SEO.
Porém, cada plataforma é diferente da outra. Cada uma com suas funcionalidades, limitações e valor de investimento.

Antes de mais nada

Aqui vamos ressaltar uma informação: Pense muito bem antes de contratar uma plataforma. Essa é uma das decisões mais importantes, senão a mais importante, para se tomar durante a criação do e-commerce.
Isso porque a migração de plataforma é extremamente trabalhosa e você poderá perder tráfego nessa mudança.
Então, analise muito bem cada plataforma e saiba onde irá chegar, para fazer a melhor escolha.

Plataformas básicas

As plataformas básicas, também conhecidas como plataformas de entrada, são uma opção para quem está iniciando seu negócio. São relativamente simples de usar e possuem preço acessível, ideal para quem está começando a se aventurar no e-commerce.
Como plataformas de entrada, podemos citar: Loja Integrada, Iluria, Shopify, entre outras.

Vantagens: Fácil de manusear e baixo investimento.

Desvantagens: Funcionalidades extremamente limitadas. Além disso, a personalização da loja também está sujeita a limitações da plataforma.

Mas será que a plataforma básica é para você?

Ela será ideal se:
– Você ainda não sabe muito bem como funcionará o negócio
– Não possui uma equipe para gerenciar a loja
– Possui baixo orçamento para investimento
– Não precisa de muitos recursos de plataforma
– Não possui experiência com e-commerce
– Quer realizar um teste
– Sua renda não dependerá exclusivamente desse negócio

Se esse for seu caso, sim, as plataformas de entrada serão ótimas opções. Porém, analise cada uma delas individualmente. Embora sejam semelhantes, há algumas ainda mais limitadas que outras. Fique de olho!

Plataformas intermediárias

Já as plataformas intermediárias estão um passo à frente. São ainda melhores para e-commerces que estão prestes a dar seus primeiros passos. Elas também costumam ser simples de operar e proporcionam maior profissionalismo para as lojas, além de não serem tão caras como as grandes plataformas.
Como plataformas intermediárias, podemos citar: XTech, Tray, Nuvem Shop, entre outras.

Vantagens: Nível de personalização suficiente para lojas iniciantes, gerenciamento ideal de promoções e bom custo benefício.

Desvantagens: Embora sejam bem mais completas que uma plataforma de entrada, as medianas também possuem suas limitações, o que pode ser prejudicial para quem tem necessidades específicas.

Mas será que a plataforma intermediária é para você?

Ela será ideal se:
– Busca uma loja profissional
– Você tem experiência com e-commerce ou já possui alto volume de vendas em uma loja física
– Seu negócio é bem estruturado
– Você já possui seu plano de negócio e objetivos bem traçados
– Seu nicho não exige ferramentas extremamente complexas
– Seu orçamento de investimento inclui verba para investimento em Marketing

Plataformas avançadas

Essas plataformas são consideradas as mais completas do e-commerce brasileiro.
Com certeza conseguem suprir até as necessidades mais específicas que seu negócio possa exigir de uma plataforma. As soluções são infinitas, a personalização não tem barreiras e a liberdade para vender é total.
Sem falar que, geralmente, essas grandes plataformas estão sempre lançando novidades e abertas a desenvolver novas funcionalidades.
Como plataformas avançadas, podemos citar: VTEX, TrayCorp, Magento, entre outras.

Vantagens: Essas plataformas estão hospedadas em grandes servidores, o que garante uma boa estrutura de navegação, estabilidade quando houver grande picos de acessos e, principalmente, segurança para sua loja.
Além disso, como já citado anteriormente, a liberdade dentro da plataforma é surpreendente, tanto para o layout, quanto para promoções, logística e etc.
As plataformas avançadas estão em constante mudança, ou seja, seu negócio irá evoluir diariamente.

Desvantagens: O valor de investimento pode ser relativamente alto, levando em consideração o porte da loja.

Mas será que a plataforma avançada é para você?

Ela será ideal se:
– Você já tem uma boa experiência com e-commerce
– Necessita de uma loja virtual 100% original
– Possui uma equipe estruturada para trabalhar nesse negócio
– Já tem em vista uma boa agência de implementação e marketing
– Possui verba exclusiva para investir em Marketing Digital
– Faturamento mínimo mensal de R$ 80.000,00
– Alto volume de tráfego na loja
– Nicho e produtos com categorização complexa;
– Público-alvo exigente

E agora, como tomar essa decisão?
Olhe diretamente para seu negócio!
Sem preconceitos e com o máximo de sinceridade possível, são as necessidades e porte de sua loja que lhe mostrarão qual a melhor opção.
É importante considerar o valor de investimento, porém, o barato pode sair caro, muito cuidado!
Não deixe esse projeto esquecido, agora é a hora de colocá-lo em prática!

Mesmo assim está em dúvida de qual plataforma escolher para a criação de seu e-commerce?
Entre em contato conosco, um de nossos especialistas fará uma análise detalhada de seu projeto e lhe indicará a melhor opção para seu caso. Clique aqui e solicite essa análise sem compromisso.

Boa sorte na criação de sua loja virtual e até a próxima!

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Jéssica Marinho

Escrito por:

Jéssica Marinho

Redatora com ênfase SEO na Agência Admake, responsável pelo desenvolvimento de conteúdo. Publicitária por formação.

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