Como ter uma loja dentro do Instagram através do Instagram Shopping

7 de agosto de 2020

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Marketing Digital

Se você tem uma loja online há tempos, já deve conhecer essa funcionalidade do Instagram, porém se você é novo no e-commerce ou ainda vende só através das redes sociais, aprenda agora como configurar o Instagram Shopping, um recurso super legal que irá deixar o perfil da sua marca ou loja muito mais profissional.

O que é o Instagram Shopping

O Instagram Shopping é um recurso da rede social que permite a inserção de links com informações sobre preços de produtos, nas fotos que são publicadas no feed. Esse recurso também é conhecido no Brasil como sacolinha e facilita muito na hora de divulgar e vender seus produtos. 

Essa ferramenta de compra aumenta muito as chances de conversão.  É claro que você ainda terá que entrar em contato com o cliente para finalizar a compra, tirar dúvidas ou redirecioná-lo para o site, porém você irá receber menos mensagem de clientes querendo saber os preços, por exemplo.

Basta configurar o recurso no perfil da sua marca ou loja e começar a anunciar os produtos de forma profissional, como se fosse um catálogo com preços e links que encaminham o usuário direto para sua loja.

Imagem do Instagram da loja Bolsas Boho que possui o recurso do Instagram Shopping

De acordo com pesquisas realizadas, o Instagram é a segunda rede social mais utilizada no Brasil e está em constante ascensão, pois em média, um usuário gasta quatro horas do seu dia navegando pela rede social.

Como configurar o Instagram Shop na sua conta Comercial do Instagram

Para ativar o recurso na sua loja é preciso seguir alguns passos, vamos a eles:

  • Ter uma conta comercial no Instagram que venda produtos e não serviços.
  • Vincule a sua conta comercial do Instagram com o gerenciador de negócios do Facebook.

Os anúncios mesmo que sejam destinados ao Instagram, precisam ser configurados dentro do Facebook, então você terá que fazer as configurações dentro da ferramenta. 

Para isso você acessar o site bussiness.facebook, acessar sua conta ou criar uma conta nova, adicionar a página da sua loja e também uma conta de anúncios. 

Depois disso é chegada a hora de subir o catálogo de produto na sua conta de anúncio. Se você já tem uma loja online, é provável que a plataforma de e-commerce que você utilize realize essa integração através do XML (um link, com os produtos em forma de dados).

Agora se você ainda não tiver um site terá que colocar a mão na massa e cadastrar seus produtos no gerenciador de negócio.

A princípio, o gerenciador de negócios do Facebook parece ser coisa de outro mundo, porém, existem milhares de vídeos no Youtube que ensinam passo a passo de como subir o catálogo manualmente ou através da plataforma. Pesquise e busque que você irá encontrar o passo a passo!

Em seguida acesse o Instagram da sua loja, conecte o catálogo e siga as etapas para enviar sua conta para análise:

  • Acesse o perfil da sua loja do Instagram toque naquelas três barrinhas;
  • Selecione configurações e ative o recurso de Compras;
  • Siga as próximas etapas e envie sua compra para análise.

A partir daí você pode acompanhar a aprovação e assim que o recurso for aprovado. Com o insta Shopping aprovado para sua loja é só começar a marcar os produtos, quer aprender como fazer isso? Vem comigo!

  • No Instagram clique em configurações> Empresa e em seguida clique em Compras;
  • Selecione a página com o seu catálogo de produtos, é, aquele mesmo que você criou há um tempo lá no Facebook;
  • Volte no seu perfil, selecione a foto que quer marcar e clique naqueles três pontinhos;
  • Clique em editar > no botão + e em Marcar Produtos;
  • Selecione o produto e conclua a operação.

Com a sacolinha do insta configurada, você conseguirá marcar seus produtos, informar preços e vender mais. Use e abuse do recurso, crie uma identidade na hora de mostrar os preços dos seus produtos e aproveite! Contudo, utilize o recurso com cautela.

Crie um planejamento de marketing para sua loja, dessa forma conseguirá enxergar e mensurar os resultados de forma mais assertiva.

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Escrito por:

admake

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