O que esperar do Dia das Mães no E-commerce em 2021

26 de abril de 2021

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E-commerce

Você já deve ter reparado nas propagandas e publicidades do Instagram que o Dia das Mães está chegando. Mesmo com o isolamento social por conta da pandemia que ainda é uma realidade, os consumidores não pretendem deixar esse dia passar em branco. 

É o que mostra uma pesquisa realizada pela All iN e Social Miner – que une dados de consumo, tecnologia e humanização para ajudar empresas a otimizarem seus resultados -, em parceria com a Opinion Box. E depois de analisar alguns dados, podemos afirmar que muitos brasileiros estão decididos a irem às compras nesta data. A seguir, vamos analisar alguns dados e te ajudar a otimizar seu e-commerce e preparar sua loja online para essa data.

O DIA DAS MÃES EM 2020

No ano passado, as lojas online apresentaram um crescimento bastante significativo no Dia das Mães. O faturamento alcançado pelos e-commerces, no período, mais que dobrou em relação a 2019, passando de R$ 2,78 bilhões para R$ 6,02 bilhões, de acordo com dados da Compre&Confie, parceiro da Social Miner.

QUAIS AS EXPECTATIVAS PARA 2021

Mais da metade dos brasileiros vão comprar algum presente para presentear as mães e detalhe: desses, só 8% já compraram, 10% vão comprar mais de duas semanas antes, 28% dos entrevistados, pretendem comprar faltando exatamente duas semanas antes da data. Já 35% deles pretendem comprar na semana do evento e 3% no dia.

Cerca de 14% dos entrevistados, pretendem gastar até R$50,00 (uma lembrancinha né?). Já 31% pretendem gastar até R$100, 27% entre R$100 e R$200 e 11% dos entrevistados pretendem gastar entre R$201 a R$300; 3%, 4%, de R$301 a R$400; de R$401 a R$500; 4%, mais de R$500; e 6% não se decidiram.

FORMAS DE PAGAMENTO

O cartão de crédito ainda continua sendo o melhor amigo dos brasileiros, viu? Brincadeiras a parte, segundo os dados da pesquisa, 58% dos entrevistados pretendem usar o cartão de crédito e comprar à prazo. 31% deles pretendem usar o débito à vista, 23% pretendem usar o Pix, 16% boleto e 8% ainda são adeptos a transferência bancária. 

Outro dado bastante significativo é que uma parte dos entrevistados pretende presentear o cônjuge, a sogra, a avô e a irmã, além das mães. E um detalhe que chama a atenção é que 11% dos entrevistados pretende presentear a si mesmo, além de garantir a lembrancinha da mãe.

O QUE PRETENDEM COMPRAR?

Produtos de beleza e cosméticos, (58%), moda e acessórios (46%), disparam na frente entre as categorias preferidas para presentear. Os produtos para casa e decoração somam 29% e 24% pretendem comprar eletrodomésticos e eletroportáteis para presentear. 

O Dia Das Mães é a oportunidade de usar a sazonalidade a favor do seu e-commerce e ainda dá tempo de planejar suas ações para a data. Investir numa comunicação com seu cliente é a chave para garantir acessos para a sua loja online.

Investir na usabilidade da sua loja online, principalmente no mobile é investir na experiência do cliente- a chave para ter sucesso no e-commerce atualmente. E por fim, com base nos insights adquiridos até aqui com a pesquisa, otimize o valor do frete para que o seu cliente não fique decepcionado ao comprar na sua loja, faça boas parcerias, tenha um atendimento de primeira e comece agora a otimizar a presença digital do seu e-commerce.


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