WhatsApp: Como Usar a Ferramenta a Favor do Seu E-Commerce

4 de maio de 2021

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Marketing Digital

Não deve ser segredo para ninguém que estabelecer um relacionamento com os clientes pelo WhatsApp é uma das formas mais eficazes de melhorar a experiência de compra do consumidor, afinal, você como consumidor de um produto ou serviço já deve ter se frustrado quando foi buscar atendimento de uma empresa através do WhatsApp e está até hoje aguardando a resposta.

Mas antes de falar sobre como usar o WhatsApp para gerar vendas e relacionamento vamos conhecer um pouco mais sobre essa ferramenta que se destaca como uma das mais utilizadas para troca de mensagens no mundo todo. O WhatsApp nasceu em 2009, nos Estados Unidos, por Brian Acton e Jan Koum e tinha como premissa ser uma alternativa para o finado SMS – que também era conhecido como mensagens de texto. Em 2014, a ferramenta foi comprada pelo Facebook e segue operando até então de forma independente, estando presente em mais de 180 países, com mais de 1 bilhão de usuários.

E no Brasil não é diferente.  Segundo a pesquisa PANORAMA Mobile Time/Opinion Box, divulgada no início de fevereiro de 2021, 98% dos que possuem smartphone têm  o WhatsApp instalado no aparelho. Quando se analisa a frequência do uso do aplicativo de mensagens, 86% dos entrevistados utilizam o app diariamente, mesmo assim, o WhatsApp se destaca como a ferramenta mais utilizada para troca de mensagens de texto.

A mesma pesquisa revela a proporção de usuários que se comunicam com as marcas através do WhatsApp e os motivos dessa comunicação. Dos entrevistados, a maioria respondeu que utiliza a ferramenta para tirar dúvidas e/ou pedir informações sobre produtos e serviços.

E depois desses dados eu te pergunto: você lojista, dono de e-commerce, qual a sua relação com o WhatsApp como ferramenta de relacionamento com seu cliente? Você consegue vender através da ferramenta? É preciso criar estratégias para manter um relacionamento com o cliente, principalmente no cenário atual, com as mudanças de estilo de vida e de comportamento do consumidor. A seguir listamos alguns fatores que podem ajudar você a vender e a melhorar o relacionamento da sua marca, através do WhatsApp.

Utilize todas os recursos do WhatsApp Business

Um interessante recurso para quem deseja utilizar o WhatsApp para vender, é a utilização do WhatsApp Business- que é uma versão do App que possibilita a interação convencional com os usuários de WhatsApp, com recursos extras- que facilitam a vida do lojista. E quais seriam esses recursos: mensagens automáticas de boas-vindas, mensagem de ausência que informa o horário de atendimento da empresa e também as respostas rápidas que podem agilizar ainda mais o atendimento.  Outro fator interessantíssimo é que através do WhatsApp Business é possível fazer o cadastro de catálogo de produtos e inserir tags que sinalizam em qual estágio do funil de vendas o cliente está, o que facilita ainda mais a interação com os consumidores. 

Utilize o mesmo tom de voz na comunicação

Padronizar o conteúdo, linguagem e o atendimento em todos os canais, contribui bastante para gerar valor à sua marca -e acredite: seja ela pequena, média ou grande, esse é um fator bastante importante. Ter o mesmo tom de voz auxilia para que a sua empresa atinja uma comunicação unificada e também é a chave para fortalecer a experiência de compra e a imagem que o cliente terá da empresa. Conheça o perfil do seu consumidor e roteirize a interação de maneira simples e personalizada para ele. 

Planeje Conteúdos Interativos

É possível usar diferentes mídias para atingir os clientes e o WhatsApp oferece diferentes recursos que facilitam a comunicação: você pode enviar imagens, áudios personalizados com o nome do cliente, aumentando a confiabilidade da relação de vocês. Gravar vídeos exclusivos e enviar de forma rápida e até inserir links de pagamento sem nenhuma dificuldade.

A primeira dica é, teste com seus clientes qual tipo de interação é mais assertiva para  eles e então inicie o planejamento da sua comunicação. Compartilhe as novidades através do status do WhatsApp, busque interações com o cliente de forma que ele se sinta único e especial. E nunca ultrapasse o limite do bom senso, antes de criar um grupo de WhatsApp para compartilhar as novidades do seu negócio reflita: é de bom-tom? Não. Não é de bom-tom. 😬 

Por fim, o WhatsApp deve ser visto pelas empresas como um canal ainda mais intimista, afinal é o canal de relacionamento mais utilizado no Brasil por isso, não pode ser banalizado. Comece hoje mesmo a usar esta ferramenta a favor do seu e-commerce e depois, conte pra gente os resultados, tenho certeza que serão bastante assertivos. 


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