Lojas virtuais precisam investir em Marketing Digital?

15 de julho de 2019

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E-commerce

Imagine a seguinte situação: você compra um carro do ano, zero quilômetros, mas não coloca combustível para ele andar. Ele fica lá na sua garagem, parado, sem utilidade nenhuma, apenas proporcionando gastos desnecessários.
É exatamente a mesma lógica para um e-commerce sem investimento em Marketing Digital para E-commerce, nenhum cliente o encontra, nenhuma venda é realizada e ele segue dando gastos para continuar ativo.
Não é isso que você quer para seu negócio, certo? Você quer sucesso!
Para ter sucesso em sua loja virtual e arrasar nas vendas, é extremamente necessário ter uma verba destinada ao Marketing, não só no começo, mas durante todo o crescimento do negócio. Sem Marketing Digital para levar trafego ao site, as vendas não acontecerão.
Quer saber por que esse investimento é tão necessário?
Confira nesse artigo tudo que um e-commerce precisa até começar a vender de fato (e continuar vendendo):

Marketing Digital para E-commerce ajuda o cliente a encontrar sua loja:

Como comprar em uma loja que você nem sabe que existe?
Não aparece no Google, literalmente, não existe.
É possível aparecer nos buscadores de forma orgânica através das otimizações de SEO, mas esse é um trabalho que requer tempo, paciência, dedicação e consequentemente, dinheiro.
Uma maneira rápida de fazer o cliente encontrar uma loja que não teve nenhum contato, é investir em anúncios patrocinados e disponibilizar produtos no Google Shopping.
Estar presente no Google, especialmente na primeira página, faz com que sua loja virtual seja notada e passe a receber seus primeiros acessos.

A loja precisa passar confiança ao consumidor:

Você compraria em uma loja que nunca viu em lugar nenhum? Não sabe se é confiável, não conhece a qualidade do produto, é difícil arriscar e não dá para colocar a culpa no cliente.
A confiança é um processo a ser construído constantemente. Quanto sua loja aparecer no Google, redes sociais, e-mails, a confiança vai aumentando gradativamente. O consumidor consegue ver que seu trabalho é sério!
É muito comum que os compradores paguem mais caro apenas pela confiança e relevância da loja.

Alto volume de concorrentes:

Você com certeza já deve ter estudado seus concorrentes e, a não ser que seu e-commerce atue em um segmento muito específico, são muitos! Ou seja, quem aparece mais, leva.
São muitas opções para quem vai comprar, produtos diferentes, ofertas variadas, condições de pagamentos exclusivas, frete grátis, é muito difícil escolher para onde seguir!
A matemática é simples, quem tem maior frequência acaba se fixando mais na mente do consumidor e quando ele for comprar de fato, lembrará de sua loja instantaneamente.
Isso nos leva ao próximo tópico!

Dificilmente o cliente compra de primeira:

Com a ascensão da tecnologia, para realizar uma compra em uma loja física, os consumidores precisam estar decididos a comprar. Passar por toda a logística de ir a um centro comercial ou shopping não é simples durante a correria do dia a dia.
Já com a internet, as pesquisas são tão simples e feitas em poucos segundos, que a maioria delas são feitas sem a necessidade real de compra e sem que a decisão já tenha sido tomada. Durante todo esse processo, haja pesquisas.
Não adianta investir para receber um clique.
Salvo os casos de uma promoção absurdamente imperdível, o cliente nunca compra de primeira. Serão dias, semanas e até meses de muitas pesquisas. E ele provavelmente não salvará o link, apenas se lembrará dos preços.
Se você não aparecer de novo, perdeu. Ele encontra outra loja e realiza a compra.

Entrou, olhou, saiu. Vai ficar por isso mesmo?

É importante lembrar o cliente do que pesquisou, para isso, use remarketing.
Remarketing são aquelas peças que “perseguem” os clientes em todos os sites que ele acessa depois de realizar uma pesquisa e clicar em um produto.
Faça com que ele fique com o produto na cabeça o tempo todo, mostre o quanto ele precisa daquilo, destaque seus preços, suas condições. Lembre o motivo pelo qual ele deve comprar em sua loja.
Porém, cuidado com a intensidade de impressões, o cliente pode ficar saturado de sua loja.
Outro ponto de atenção é: jamais coloque preços maquiados em remarketing, isso é péssimo para a visibilidade de sua loja.

Seus preços são os melhores do mercado, mas ninguém sabe:

Sabemos o quanto é difícil ter preços competitivos perante tanta concorrência.
Se você conseguiu atingir um preço bacana, comunique! Mostre aos clientes incansavelmente o quanto é vantajoso comprar com você.
Embora confiança na loja seja importante, o preço é um fator decisivo de compra. Se o seu realmente valer a pena, com certeza o consumidor irá considerar a possibilidade, porque, afinal de contas, quem compra pela internet busca facilidade e economia.

Comunique-se diretamente com seu público:

Quando se investe em marketing digital, é possível segmentar seu público.
As estratégias podem ser segmentadas e bem estruturadas, para atingir realmente seu público-alvo. Quando as ações são planejadas, não há desperdício de dinheiro, existe investimento certeiro, para trazer para a loja consumidores em potencial.
Além disso, além de investir em marketing digital, é essencial usar a linguagem adequada para se comunicar com seu público ideal. Se você vende acessórios e peças para carros, não adiantar usar “vem dar uma olhadinha nessas ofertas babadeiras”. Essa linguagem não tem nada a ver com o cliente ideal em questão.
“Olhadinha” e “babadeiras”, condiz muito mais com uma loja de maquiagens e acessórios.

Como e onde investir?

Principais canais de marketing digital

Você já conhece os principais canais de marketing digital para investir?
São muitos: E-mail marketing, blog, redes sociais, Google Ads e muito mais. São perfeitos para começar a investir e levar tráfego para sua loja virtual. Porém, é necessário que esse trabalho seja desenvolvido por profissionais.
Para conhecer em detalhes esses canais, que tal baixar nosso e-book? Conteúdo completo para não restar dúvidas.

Dinheiro: cuidado onde colocar

Muita atenção para esse ponto.
Tentar investir sozinho ou através de não profissionais, pode não ser seguro e a possibilidade de perder dinheiro é grande.
Marketing digital deve ser um investimento, jamais um gasto desnecessário. Por isso, procure uma agência especializada em Marketing Digital para e-commerce, para que seu investimento seja um tiro certeiro e alcance os resultados esperados.

Se convenceu da importância do Marketing Digital para vender mais no e-commerce?
Então fique de olho aqui no blog e pegue muito mais dicas como essa.
Hasta la vista!

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Jéssica Marinho

Escrito por:

Jéssica Marinho

Redatora com ênfase SEO na Agência Admake, responsável pelo desenvolvimento de conteúdo. Publicitária por formação.

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