Datas comemorativas no E-commerce: ainda dá tempo de ter sucesso este ano!

28 de agosto de 2020

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E-commerce

Mesmo que não pareça nem só de Black Friday vive o e-commerce brasileiro. Existem dezenas de datas comemorativas que podem ser aproveitadas ao longo do ano todo e gerar gatilhos de compra e promoções para os consumidores online.

Hoje nós vamos explorar um pouco mais quais são as datas comemorativas de maior engajamento para o e-commerce ainda em 2020 e também vamos falar sobre aquelas que ainda não são muito conhecidas, mas que tem muito potencial.

Qual é o propósito das datas comemorativas
Conhecidas também como datas sazonais, as datas comemorativas têm como propósito atrair mais pessoas e gerar volume de vendas. Grandes lojas do comércio popular varejista utilizam as datas comemorativas como parte da estratégia para aumentar as vendas, desovar produtos parados e obter maior lucro durante um certo período do ano.

Em meio a pandemia mundial causada pelo Coronavírus, reforçar e trabalhar com as datas comemorativas é muito importante para o fortalecimento das vendas online. Então, a seguir, falaremos quais são as principais datas comemorativas que virão para que você se planeje e crie estratégias de negócio para aumentar as vendas da sua loja.

Setembro
A semana do Brasil foi criada pela secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República com o objetivo de estimular o comércio no mês de setembro. Em comemoração à proclamação da república a data foi criada no ano de 2019 para estimular o comércio no mês que antecede o dia das crianças e sucede o dia dos pais.

A semana do Brasil de 2020 será entre os dias 03 e 13 de setembro e logo depois no dia 15 de setembro é comemorado o dia do cliente, outra data criada para estreitar o relacionamento entre comerciantes e consumidores

Outubro
O mês de outubro tem boas oportunidades para o lojista online, principalmente para os donos de lojas de roupas infantis e brinquedos, o Dia das Crianças é bastante comemorado no Brasil e pesquisas mostram um aumento significativo nas vendas online na data.

Esse ano com a situação atípica que estamos vivendo, especialistas acreditam numa alta no número de pedidos, já que o comércio local ainda está sofrendo restrições de horário por conta da pandemia. Outra data que é bastante significativa no mês de outubro é o dia 31, o Halloween. E para o famigerado dia das Bruxas a dica é apostar em campanhas de desconto e engajar seu público através das redes sociais.

Novembro
Passando o Halloween é hora de investir em ações para a Black Friday – sexta-feira mais esperada do ano do E-commerce. E os preparativos para a data devem começar muito antes do mês de novembro, considerando as ações de marketing que serão tomadas, a estrutura do site e também como será o atendimento da sua loja.

E é bom se preparar viu? No ano passado a famigerada sexta-feira superou todas as suas expectativas aqui no Brasil. Para se ter ideia o faturamento das lojas online foi de aproximadamente R$ 3,2 bilhões de reais, isso sem contar o faturamento do varejo físico.

E para quem acha que a data mais esperada no e-commerce é brincadeira saiba que os consumidores online estão cada vez mais espertos e exigentes. Portanto, é preciso preparar sua operação para não ter problemas e reclamações.

No dia 30 de novembro temos também outra data bastante interessante que começou a ganhar notoriedade no Brasil em 2012, é a Cyber Monday, mais uma oportunidade para os lojistas aumentarem o faturamento no segundo semestre do ano.

Dezembro
E então chegando quase no final do ano temos a data mais aguardada por muitos no Brasil e no mundo: o natal. E em meio a tantas incertezas que estamos vivendo este ano, a expectativa para a data em meio ao cenário atual é muito promissora, já que os brasileiros estão cada dia mais familiarizados com as compras online.

Podemos dizer que o Natal é a data mais oportuna para lojas online dos mais variados nichos e também uma grande oportunidade de negócio já que a data é próxima ao pagamento do 13.º salário.

Por último e não muito conhecida no Brasil temos o Boxing Day no dia 26 de dezembro, sendo mais uma oportunidade para o lojista online vender mais e esquentar mais ainda último mês do ano.

A ideia do Boxing Day é oferecer descontos e oportunidades de negócio melhores que as do natal, por isso a dica aqui é montar kits de produtos para desovar aqueles itens parados e poder renovar o estoque para o novo ano.

Viu só? Nem só de Black Friday vive o e-commerce! São inúmeras data sazonais e inúmeras chances de montar estratégias de negócios, caprichar no atendimento e driblar a crise. E se você precisar de ajuda a Admake pode te auxiliar.

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