O Crescimento do E-commerce no Brasil Durante a Pandemia

31 de julho de 2020

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E-commerce

Os hábitos de consumo mudaram após a pandemia do novo Coronavírus. Com estabelecimentos fechados e famílias inteiras dentro de casa, o medo de fazer compras pela internet caiu por terra devido às necessidades, o que trouxe um aumento exponencial do e-commerce no Brasil.

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico Abcomm mostrou que entre os dias 23 de março e 31 de maio a associação registrou mais de 100 mil novas lojas online no Brasil. Muitas empresas de varejo que apresentavam receio de vender online tiveram que abrir mão dos preconceitos e aderir ao meio online para garantir o pagamento de contas e o salário dos funcionários. 

Outro levantamento realizado pela Konduto em parceria com a Abcomm mostrou que no início da pandemia os setores de: supermercados, brinquedos, artigos esportivos, farmácias, games online e serviços de entrega, tiveram um aumento significativo de pedidos.

Gráfico da pesquisa mostra a quantidade de pedidos/dia no e-commerce. Fonte: Blog Konduto

Entretanto, ainda segundo a pesquisa, entre 23 de maio e 6 de julho houve uma queda nos números de pedidos em diversos setores do e-commerce, o que podemos dizer que se deu por conta da retomada dos serviços presenciais e da abertura do comércio em várias cidades brasileiras. 

E mesmo com a queda os resultados do mês de junho de 2020, quando comparados com o volume de pedidos antes da pandemia, mostram um aumento expressivo para a maior parte das categorias do comércio eletrônico nacional.

Isso deixa evidente que o hábito de comprar online foi fortalecido em meio a pandemia do Coronavírus. E de acordo com especialistas é chagada a hora de enxergar o e-commerce não como único meio de vendas e sim como uma oportunidade de negócio. 

É o que ressalta o especialista em E-commerce e diretor de operações de E-commerce, Wagner Pereira. Segundo ele é preciso buscar meios para fortalecer os laços entre a sua loja e seu cliente. 

“Prestar atenção no atendimento online e no pós-venda são os primeiros passos para estabelecer uma relação de confiança entre sua loja online e seu cliente”. 

O que você tem feito para estabelecer uma relação de confiança entre o consumidor e a sua loja online? estreite o relacionamento com seus clientes através das redes sociais e fortaleça agora o posicionamento digital do seu e-commerce. 

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