Três passos para melhorar o atendimento ao cliente no seu e-commerce

24 de julho de 2020

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E-commerce

Você tem percebido que com o isolamento social causado pela pandemia do Coronavírus, as pessoas estão mais solidárias, mais prestativas e mais que isso, elas têm valorizado mais as experiências que um produto ou serviço podem proporcionar?

Seja uma embalagem caprichada, um brinde ou até um bilhetinho desejando um bom dia, é comum vermos hoje em dia nas redes sociais, muitos feedbacks positivos que relatam a experiência de compra de um cliente. E nada melhor do que aproveitar esse período de maior valorização da experiência de compra para falarmos sobre isso aqui no blog.

Você já parou pra pensar em qual problema seu produto resolve, ou quais as dores que ele soluciona para o seu cliente? E quais as expectativas ele gera? Pois, bem! É nisso que você deve se atentar na hora de prestar o primeiro atendimento ao cliente no seu e-commerce. 

No Brasil podemos destacar algumas lojas online que apesar de serem grandes varejistas, possuem um atendimento automatizado e humanizado. A primeira delas é a loja de departamentos e grande varejista Magazine Luiza que hoje se apresenta no e-commerce também como Magalu e possui aplicativo para compras online.

No magalu o atendimento é feito através da Lu do Magalu. Essa personagem virtual te envia informações em tempo real sobre seu pedido, status do pagamento, nota fiscal e também sobre a entrega. Tudo isso através do aplicativo de mensagens de forma rápida e descomplicada.

Lu do Magalu
Imagem da atendente digital mais amada do Brasil. A Lu do Magalu.

Um estudo realizado pela empresa Neoassist que mostrou a Visão dos consumidores sobre atendimento. Esse estudo mostrou que a experiência já é o fator mais importante para a fidelidade a uma marca, ultrapassando qualidade dos produtos e preço. Para auxiliar você, listamos 3 passos de o que fazer para proporcionar uma experiência de compra mais do que boa e sim incrível para o cliente da sua loja online.


1-Atendimento personalizado em todos os canais do seu e-commerce

Ofereça um atendimento de primeira em todos os canais e para todos os clientes. Entender em qual momento do funil o seu cliente está faz toda a diferença na hora de interagir com ele. Você já deve ter reparado que existem pessoas que namoram uma marca ou produto por anos antes de comprá-lo, querem saber tudo, tirar dúvidas e tudo mais.

É preciso oferecer conteúdo de qualidade para esses possíveis compradores, tirar as dúvidas e interagir, mesmo quando eles só estão dando uma olhadinha no seu site ou canal de venda.

2-Supere as expectativas e se atente aos detalhes

Imagine a seguinte situação: você quer muito um produto que viu em um site, se apaixonou pela peça, recebeu um excelente atendimento, o frete foi grátis, o envio foi rápido e eis que ao abrir a embalagem a peça vem envolta a um plástico bolha empoeirado. 

Sem cartão, sem embalagem, sem graça. Pois, essa loja apesar de ter peças bonitas e ter percorrido com êxito o caminho, parou assim que a venda foi compensada e esqueceu que vender um produto vai além disso.


3-Fique de olho na pós-venda e saiba ouvir o feedback dos clientes

Aqui está uma das nossas dicas de hoje. A excelência do seu atendimento deve ser traduzida na embalagem do produto, no envio e também no pós-venda. Se o produto não serviu, se ocorrer algum defeito ou qualquer outro contratempo, entre em contato com o cliente, saiba ouvi-lo e tente resolver o problema da forma mais natural e assertiva possível.

 Caso não dê para realizar a troca do produto, ofereça cupons de desconto, frete grátis na próxima compra. Dessa forma seu cliente se sentirá compreendido e com certeza sua loja irá colher frutos no futuro. Saiba ouvir as reclamações dos seus clientes, mude a sua mentalidade e enxergue as críticas como possibilidades de melhora, isso fará toda a diferença no seu e-commerce. 

Use e abuse dessas dicas e construa a presença online do seu negócio. Se precisar de ajuda entre em contato com a Admake. Estamos prontos para te auxiliar no seu e-commerce. 

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