Tema pronto x Loja personalizada: Qual a melhor opção para seu caso?

5 de julho de 2019

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E-commerce

Tema pronto ou Layout exclusivo?
Aqui vamos te ajudar a escolher o melhor para seu negócio!

A internet está cada vez ganhando mais espaço.
Os e-commerces estão representando cada vez maiores fatias no cenário de vendas de todo o Brasil. Isso porque, além de comprar sem sair de casa, online você consegue exatamente o que quer em poucos segundos.
Imagina como seria comprar uma capinha de celular de sua série favorita sem a internet. Você teria que se arriscar em muitas lojas físicas para, quiçá, encontrar depois de muito procurar.
É por esses e outros motivos que o e-commerce é um investimento que vale a pena!
Depois de decidir que realmente investirá em seu negócio e definir em qual plataforma seu site será hospedado, sempre bate aquela dúvida: Tema pronto ou Layout exclusivo?
Essa decisão dependerá de uma série de fatores, são muitos detalhes que apontarão o melhor caminho a seguir.
Mas a primeira coisa a ter em mente é: Onde você quer chegar? Em quanto tempo quer chegar?
Após responder essas duas perguntas, vamos lá:

Tema pronto

Temas prontos, geralmente, são oferecidos pelas próprias plataformas. Você pode contratar juntamente com a hospedagem para seu site. Algumas agências também oferecem esses temas prontos para seus clientes.

Pontos positivos:

Tempo de entrega: Por já estar pronto e sem possibilidade de muitas mudanças, o site ficará pronto de forma rápida.
Baixo investimento: Um modelo genérico, usado em inúmeros lugares anteriormente, tende a ter um valor de investimento bem menor.

Pontos negativos:

Ausência de atendimento e orientação:
Quando se opta por um tema pronto, é apenas aquilo e acabou. Você não terá um atendimento integral para recorrer se ocorrer algum problema ou orientação de como aproveitar da melhor forma o template genérico.
Falta de originalidade:
Igual o site, terão muitos. A possibilidade de seu cliente entrar em seu site e já ter visto outro semelhante, é muito grande. Será que realmente vale a pena economizar e ter uma loja igual muitas que estão na internet? A falta de originalidade é um fator decisivo para o processo de decisão de compra.
Limitações:
Se você já tem mente como será seu site, todas as funcionalidades e detalhes incríveis, um template pronto pode se tornar um problema. Uma vez que existe a barreira entre o que se deseja e todas as limitações impostas pelo tema pronto.
Falta de identificação com o público-alvo:
Aqui temos o principal ponto negativo do template pré-definido, seu cliente não terá identificação nenhuma com a loja. Se sua loja não transparecer a personalidade do público-alvo, ele não comprará. Um layout que conversa com o cliente, é o que ele busca. Algo que lhe passe confiança ao efetuar a compra. Sem essa identificação, dificilmente sua loja irá converter.

Layout personalizado

Profissionalismo é a palavra que pode definir o layout personalizado.
Ele é desenvolvido desde zero, 100% pensado para seu modelo de negócio. Uma loja exclusiva e construída nos mínimos detalhes, para seu público-alvo.
Porém, para ser efetivo, deve ser feito por uma agência de e-commerce especializada.

Pontos negativos:

Tempo de entrega:
Por ser um layout criado do zero, o tempo de criação visual do site e implementação é maior. Se você tiver tempo para segurar a ansiedade e aguardar um trabalho profissional, não é ponto negativo.
Investimento:
De fato, o investimento em um layout personalizado não é baixo. Porém, se estivermos falando de um negócio estruturado e profissional, vale a pena.

Pontos positivos:

Atendimento exclusivo:
Você não entrará no fluxo de atendimento de uma plataforma. Com um layout personalizado, o atendimento fica por conta de seu Gerente de Projetos, responsável por orientá-lo, esclarecer suas dúvidas e resolver qualquer problema que possa acontecer durante o percurso. Atenção e preocupação com o melhor desempenho de sua loja.
Liberdade de criação:
Seu site será 100% original e exclusivo, exatamente de acordo com seu plano de negócio e objetivo final. Ao optar por um layout personalizado, a criação é livre e não tem nenhuma barreira para criar, além das limitações da própria plataforma. É extremamente importante proporcionar conteúdo original para seu cliente, além de atrair o público-alvo, é ideal para indexação e ranqueamento no Google.
Identificação com o cliente:
Quando existe identificação entre o cliente e site, fica mais difícil dele entrar em uma loja e sair sem navegar. Você não será ignorado, será lembrado com facilidade e aumenta a possibilidade de fidelização. Além de preço baixo, o público-alvo procura uma boa experiência de compra.
Posicionamento de marca:
Seu site é a personificação de sua marca, é ele quem passará a imagem da ideologia e princípios de seu negócio. Se posicionar de forma forte e constante desde o início é essencial para a evolução natural do projeto.
Usabilidade:
Um dos pontos mais importantes de uma loja personalizada. Um site precisa ter boa navegação para converter. A usabilidade, alta velocidade de navegação e layout intuitivo, são indispensáveis para garantir a conversão de vendas e o bom ranqueamento do Google. Sites que não proporcionam boa experiência ao cliente nunca chegam na primeira página do Google.
Profissionalismo:
Se seu objetivo principal é ganhar dinheiro com um negócio profissional, o layout personalizado é a melhor opção para seu caso.

E agora, qual escolher?
Aqui voltamos a primeira pergunta que lhe fiz nesse artigo.
Onde você quer chegar?
Tudo vai depender de seu objetivo principal e suas ambições. Se a ideia é ter um negócio bem estruturado, profissional e que gere receita, é essencial optar por um layout para chamar de seu.
Lembre-se: Pode não valer a pena começar com um template e ter que migrar para um personalizado pouco tempo depois, é desperdício de tempo e investimento.

Agora é com você!
Analise a fundo seu caso e seus objetivos para fazer a escolha certa e não se arrepender depois. Além de muita atenção na escolha de sua plataforma.
Conte com a Admake para esclarecer qualquer dúvida!

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Jéssica Marinho

Escrito por:

Jéssica Marinho

Redatora com ênfase SEO na Agência Admake, responsável pelo desenvolvimento de conteúdo. Publicitária por formação.

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