Entenda mais sobre o PIX e suas vantagens para o e-commerce

30 de outubro de 2020

0
Faturamento

Os meios de pagamentos são parte importante de todo ecossistema do e-commerce não é mesmo? E a poucas semanas da Black Friday, sexta-feira mais importante para o comércio varejista, o Pix promete dar um respiro e facilitar bastante as transações, favorecendo a vida dos comerciantes e dos lojistas.

A seguir, conheça mais sobre o Pix, o novo método de pagamento do Banco Central que promete otimizar tempo e melhorar muito a experiência do usuário.

O que é o PIX:

O Pix é um novo serviço de pagamento criado pelo Banco Central do Brasil que promete acabar com aquelas transações denominadas TED e DOC que muitas vezes custam para o consumidor e não funcionam todos os dias da semana.

Transações grátis para pessoa física e taxas menores para pessoas jurídicas

O Banco Central a princípio havia anunciado que as transações do Pix para pessoas físicas seriam todas gratuitas, porém há pouco anunciou que será cobrado um valor a partir de 31º transação também para pessoa física. Valor este que ainda não foi divulgado pela instituição.

Para as transações PJ o Banco Central estipulou uma base de R$ 0,01 centavo a cada 10 transações, mas as instituições financeiras é que irão definir o valor.

As transações com Pix caem na hora

Além de que a alternativa irá funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Bom né? Entre outras coisas, o Pix promete melhorar a experiência de compra de uma forma nunca vista.

Veja algumas mudanças significativas para o e-commerce:

  • Transações instantâneas 24 horas que melhoram o capital de giro;
  • Excelente alternativa ao boleto bancário;
  • Oportunidade de comprar online sem cartão de crédito;
  • Pedido faturado= prazo de envio acelerado.

O Pix promete mesmo otimizar a experiência de compra e melhorar muito a logística das lojas online. Com o Pix as lojas não precisarão aguardar a compensação do pagamento para separar e despachar os pedidos já que as transações devem ocorrer em até 10 segundos.

Como serão realizados os pagamentos?

De acordo com as informações do próprio Banco Central os pagamentos poderão ser feitos de duas maneiras: através de um QR-Code e através da Chave PIX que será cadastrada pelo usuário anteriormente, no próprio app das instituições financeiras.

​Ainda de acordo com o Banco Central, clientes pessoa física podem ter 5 chaves para cada conta do qual forem titular, enquanto os clientes pessoa jurídica podem ter 20 chaves para cada conta do qual forem titular.

Apesar da adesão do Pix não ser obrigatória, muita gente já se adiantou e já cadastrou a chave Pix. Para termos uma ideia, de acordo com o Banco Central mais de 33 milhões de Chaves já foram cadastradas.

Mesmo assim, os brasileiros poderão usar de uma vez o PIX a partir do dia 16 de novembro, onze dias antes da Black Friday tão aguardada pelos lojistas e consumidores.

Especialistas em E-commerce seguem otimistas com essa nova alternativa de pagamento tendo em vista que existem mais pontos positivos do que negativos.  Segundo Wagner, diretor e especialista em E-commerce o meio de pagamento é bastante importante para ampliar as escolhas dos consumidores.

Outra grande vantagem é que o Pix não estará disponível apenas para instituições bancárias, outros meios de pagamento muito utilizados hoje em dia como PicPay, e PayPal também vão poder oferecer o Pix aos usuários.

Como inserir o Pix como meio de pagamento do seu e-commerce?

Não espere mais e entre em contato com a sua instituição financeira e saiba como inserir o PIX como meio de pagamento da sua loja online. Ah! Informe-se sobre a cobrança de taxas e avalie se outras instituições não estão oferecendo condições mais atrativas. 

E você já cadastrou sua chave PIX? O que está achando dessa nova maneira de comprar, vender e transferir dinheiro? Conta pra gente a sua opinião nos comentários.

Leia Mais

Juliana Pineda

Escrito por:

Juliana Pineda

Analista de SEO e Redatora na agência Admake. Graduada em Publicidade e Propaganda e em Jornalismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma de E-commerce

Plataformas de E-commerce mais usadas

Por que abrir uma Loja Virtual Os negócios digitais estão cada vez ganhando mais força! É apenas olharmos Uber, Netflix e o próprio Magazine Luiza, que se... mais

E-commerce

Captação x Faturamento: Por que o valor captado é maior que o faturado?

Essa é a dúvida de muitos lojistas, por que o valor de captação é tão diferente do faturamento da loja Aqui vai sua resposta principal: Porque o que você... mais