Black Friday: dicas e insights para as pequenas empresas

13 de outubro de 2020

0
E-commerce

O ano de 2020 foi atípico em todos os sentidos. A pandemia do Coronavírus veio e devastou todos os planos traçados no fim de 2019, devastou a saúde, a economia e mudou de uma vez os hábitos de consumo de todo mundo.

E em meio a este cenário desafiador, se reinventar foi a saída para muitos donos de micro e pequenas empresas, que migraram para a internet para continuar com as vendas. Se você nunca participou de uma Black Friday online e pensa que essa campanha não é indicada para o seu modelo de negócio leia este artigo até o final. Preparamos insights e dicas que farão você mudar de ideia e constatar que a sua empresa pode sim tirar proveito da data mais importante do e-commerce. 

Uma pesquisa feita pelo site Compre e Confie, em parceria com a ABComm apontou um crescimento de mais de 56% no faturamento nos cinco primeiros meses do ano de 2020, quando comparado o mesmo período de 2019, por isso os especialistas estão confiantes e esperam que a porcentagem do faturamento da Black Friday deste ano, mesmo com um cenário atípico, seja ainda melhor.

E em meio a toda essa transformação digital que ainda ocorre, é preciso estar atento e preparado e conseguir enxergar as oportunidades de negócios que a Black Friday traz para os pequenos e médios empreendedores. Para te ajudar, listamos três dicas que podem auxiliar você lojista de pequena e média empresa que está iniciando sua jornada digital. 

A primeira dica é negociar descontos com fornecedores para oferecer preços competitivos. Sabemos que muitas vezes é impossível brigar com os grandes varejistas e marketplaces do Brasil, mas é preciso traçar uma estratégia que seja viável para o seu negócio e boa também para o seu cliente.

 Caso esta seja a primeira Black Friday da sua loja, escolha uma categoria específica de itens que sejam passíveis de desconto e inicie a comunicação com seu cliente o quanto antes. Fala sobre as ofertas e crie expectativas sobre a data.

Aposte e interaja com seu cliente através das redes sociais. 

Seu cliente precisa saber antes mesmo de acessar sua loja, que ela estará participando da Black Friday, por isso é importante enfatizar a comunicação para não correr riscos.

Crie campanhas Onsite

Criar campanhas onsite nada mais é do que criar campanhas dentro do seu site. Apostar em banners na loja, kits de produtos promocionais ou cupons de desconto fazem a diferença, ainda mais na Black Friday. Aguce seu cliente, invista em e-mail marketing e informe a ele sobre os diferenciais que a sua loja irá oferecer na data mais aguardada do e-commerce. 

Ofereça condições facilitadas de compra 

Se você não puder e não tiver condições de oferecer descontos, não se preocupe. Estudos mostram que os consumidores online levam outros fatores em consideração na hora de finalizar um pedido. Por isso, veja se é possível oferecer outras condições especiais como frete grátis ou mais em conta, formas de pagamento facilitadas e capriche na entrega. 

Fique de olho no atendimento

Se essa é a sua primeira Black Friday, entenda de uma vez que atendimento de qualidade é tudo e faz sim a diferença nos dias atuais. Por isso, fortalecer sua equipe de atendimento ou preparar seu funcionário para lidar com o fluxo é o primeiro passo para aproveitar a data com sucesso. Hoje em dia as pessoas não querem apenas comprar um produto da marca x, elas querem uma experiência de compra agradável do início ao fim do processo. 

Esperamos que ao menos uma das dicas tenha sido útil para o seu negócio e caso precise de mais conteúdos e informações de valor, recomendamos que leia os artigos disponíveis no nosso blog e caso precise de mais informações entre em contato com um de nossos especialistas. Ficaremos muito felizes em auxiliar o seu negócio, seja qual for o tamanho dele.


Leia Mais

Juliana Pineda

Escrito por:

Juliana Pineda

Analista de SEO e Redatora na agência Admake. Graduada em Publicidade e Propaganda e em Jornalismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma de E-commerce

Plataformas de E-commerce mais usadas

Por que abrir uma Loja Virtual Os negócios digitais estão cada vez ganhando mais força! É apenas olharmos Uber, Netflix e o próprio Magazine Luiza, que se... mais

E-commerce

Captação x Faturamento: Por que o valor captado é maior que o faturado?

Essa é a dúvida de muitos lojistas, por que o valor de captação é tão diferente do faturamento da loja Aqui vai sua resposta principal: Porque o que você... mais