Como Preparar Sua Loja Online Para a Black Friday 2020

4 de setembro de 2020

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E-commerce

Será que está cedo para começar a falar sobre a Black Friday? Nós da Admake apostamos que não. Por isso vamos iniciar hoje uma série de artigos que falarão um pouco sobre a data, mais esperada do E-commerce.

Afinal, o que será que vai ser diferente na Black Friday de 2020. E para os pequenos negócios que por necessidade tiveram que migrar suas lojas físicas para o online, quais as vantagens de participar da Black Friday? Vem com a gente descobrir um pouco mais sobre essa data tão importante. 

A BLACK FRIDAY NO BRASIL 

A Black Friday teve início no Brasil em 2010 e já no primeiro ano o faturamento total foi de R$ 3 milhões de reais. A partir dessa data, mais lojas brasileiras do varejo e do e-commerce aderiram à campanha e iniciaram a participação na famigerada sexta-feira negra de descontos. 

Em 2019 o faturamento chegou a aproximadamente $3,2 bilhões na Black Friday e de acordo com dados compilados pelo E-bit Nielsen, o ticket médio no ano passado teve uma pequena queda de 1,1% comparado ao ano de 2018 (R$ 608), ficando em R$ 602.

EXPECTATIVAS PARA A BLACK FRIDAY DE 2020

Por conta da pandemia, as pessoas começaram a comprar mais através da internet, o que aumentou muito o número de pedidos online nas datas comemorativas. Segundo o relatório do E-bit Webshoppers 42.ª edição, a partir de abril desse ano, auge da quarentena, as compras online se intensificaram e por conta das datas comemorativas os pedidos online também passaram por forte expansão. 

E as primeiras pesquisas sobre e-commerce e comportamento do consumidor durante a pandemia do Coronavírus dão conta que apesar da alta significativa o tíquete médio dos pedidos realizados no primeiro trimestre foi de R$ 409,50, valor 4,5% menor do que o registrado em 2019.

Com a economia retomando e dando seus primeiros passos, especialistas em E-commerce acreditam que na Black Friday de 2020 seja um pouco diferente das suas edições passadas e que o Ticket médio de compra do brasileiro, seja um pouco menor, quando comparado com os anos anteriores. 

É importante lembrarmos que o cenário atual do Brasil ainda é de crise. O país passou de 4 milhões de casos confirmados de Covid, entretanto alguns setores da economia já estão retomando as atividades, com isso é chegada a hora de se preparar para tirar o máximo de proveito e aumentar o faturamento com a chegada da data mais aguardada do e-commerce.

VANTAGENS DE PARTICIPAR DA BLACK FRIDAY 

Participar da sexta-feira de descontos mais aguardada do ano, irá fazer com que a sua loja online alcance um novo patamar no mercado online. Além de fazer com que seu site se torne conhecido, através de campanhas e ações de marketing, a Black Friday é uma oportunidade aumentar o volume de vendas do seu site, se desfazer daqueles itens que estão parados no estoque e de trazer novos clientes.

Fazendo com que eles tenham a primeira experiência de compra na sua loja, com a possibilidade de tornarem-se clientes recorrentes em ações futuras.

PRIMEIRA BLACK FRIDAY COMO LOJA ONLINE: VEJA POR ONDE COMEÇAR.

Muitas lojas que migraram para o online por conta da pandemia, terão este ano a sua primeira experiência de Black Friday como loja online e para auxiliar os donos de pequenos negócios, nosso diretor e especialista em E-commerce Wagner Pereira, listou cinco dicas mais que especiais que trarão resultados. Vamos a elas:

 1 – Se planeje

Se você está lendo esse artigo fique tranquilo que já está colocando em prática essa dica. Planejar vai muito além de traçar metas, é preciso entender a dinâmica do e-commerce, conhecer a fundo seu público-alvo (suas necessidades e suas dores), para assim conseguir traçar as metas que farão sentido para seu modelo de negócio.

2- Ofereça descontos em produtos específicos da sua loja; 

Faça uma lista de produtos que possuem uma margem para dar desconto e assim chamar a atenção dos clientes. Essas ofertas servirão como porta de entrada para que os clientes conheçam a sua loja.

3- Não deixe produtos parados no estoque;

É hora de buscar aqueles itens parados no estoque há muito tempo, oferecer descontos, condições de pagamento para que eles sejam desovados e deem lugar para novos produtos. –

4- Capriche no relacionamento com seus clientes

Atente-se para o relacionamento com os clientes da sua loja online tanto no pré Black Friday, após a data e durante o dia todo. Se comunique de forma clara, rápida e assertiva em todos os canais de atendimento (chat, e-mail, telefone, WhatsApp e mídias sociais). 

Não deixe de conferir essas dicas e colocá-las em prática quanto antes na sua loja online. Ainda do tempo de preparar o terreno do seu e-commerce para a Black Friday de 2020. E não se esqueça: se precisar de ajuda, pode contar com a Admake. Temos uma equipe de especialistas prontos para te auxiliar.

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Juliana Pineda

Escrito por:

Juliana Pineda

Analista de SEO e Redatora na agência Admake. Graduada em Publicidade e Propaganda e Jornalismo.

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