Como escolher seu nicho e começar a vender na internet

30 de junho de 2020

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E-commerce

Você, assim como muitos brasileiros, pensa em empreender pela internet, mas não sabe por onde começar? A dica de ouro é selecionar o que vender e depois dar o primeiro passo.  

O momento que estamos vivendo está bem complicado e muitos comerciantes estão reinventando seus negócios e até partindo para outras áreas para tentar driblar a crise econômica. Mas antes de começar um negócio online o ideal é escolher um nicho de mercado. E como fazer isso, nós vamos te ensinar agora.

O que é um nicho de mercado

Um nicho de mercado pode ser sinônimo de uma oportunidade de negócio. Escolher um nicho é segmentar uma oportunidade dentro de um ramo. Por exemplo: uma loja que vende roupas femininas pode segmentar seu público de diversas maneiras. 

Uma delas seria apostar em roupas plus size por exemplo e não vender somente peças do P ao G (como a maioria das lojas faz). Dessa forma ela estaria escolhendo um nicho específico dentro do mercado de moda, atendendo somente uma parcela de mulheres: as mulheres plus size. 

Escolher um nicho de mercado pode fazer a diferença para o seu e-commerce e ser assertivo nesse momento vai influenciar diretamente no seu negócio, tanto na sua estratégia de vendas quanto no seu faturamento.

A loja online Bolsas Boho imprime o estilo de vida Boho Chic nas peças, se tornando referência no segmento de moda Boho Chic. 

Figura 1- A loja online Bolsas Boho que teve o layout e a implementação feito pela Admake aposta no segmento boho chic.
Figura 1- A loja online Bolsas Boho que teve o layout e a implementação feito pela Admake aposta no segmento boho chic.

Vantagens de escolher um nicho de mercado

É fato que ao segmentar seu mercado você atingirá um número menor de pessoas, porém você vai falar a linguagem do público específico o que pode ser um grande diferencial na hora de gerar vendas e até fazer parcerias. 

Outra vantagem de segmentar seu e-commerce é que você terá um menor número de concorrentes, justamente por lidar com um tipo de persona. Podendo se tornar um especialista no assunto e influenciar cada vez mais seus clientes, oferecendo preços mais competitivos e investindo menos em mídia. 

Outro ponto super importante e muito vantajoso é que ao investir em um nicho seu produto terá a maior taxa de recompra e seu cliente além de cliente fiel poderá ser tornar um fã da sua marca. 

Exemplo de uma loja bastante segmentada que teve o layout e a implementação desenvolvidos pela Admake é a Allergofoods – Especializada em alimentos sem glúten e sem leite.

Figura 2 Loja online do Brasil focada em alimentos sem glúten e sem leite.
Figura 2- Loja online do Brasil focada em alimentos sem glúten e sem leite.

Confira a seguir 3 dicas para escolher um nicho e empreender na internet. 

1- Escolha algo que se identifique e não mire só nos lucros

Está claro que o ideal é escolher trabalhar com algo que gosta e que tenha conhecimento. Não adianta pensar apenas em algo que dá dinheiro, isso vai pesar muito no final. 

Por isso, pense em algo que você goste e que tenha afinidade. Depois, procure saber mais sobre o mercado, pesquise na internet se existem lojas, analise as redes sociais e confira se existem oportunidades de trabalho para o segmento escolhido. 

2- Liste quais são os diferenciais que a sua loja irá oferecer

Observe se o seu produto ou serviço trará alguma solução para os potenciais clientes, se a resposta for sim, elenque quais os diferenciais do seu produto ou serviço e estruture o propósito do seu negócio.

Com isso sua marca terá muito mais valor agregado fazendo com que você conquiste seu público de maneira efetiva.

3- Se aprofunde no tema e comece a divulgar a sua marca

Fale com propriedade sobre seu produto ou segmento, comece a divulgar sua marca e as soluções que o seu produto pretende entregar. Grave vídeos e envie seu produto para pequenos influenciadores do seu nicho.

Dessa forma, sua marca ficará mais conhecida e seu negócio começará a deslanchar organicamente. 

Tenha constância e presença efetiva nas redes sociais, assim o relacionamento com o seu público alvo será muito mais duradouro e bom para o seu e-commerce.

Gostou das dicas? Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais. Tem dúvidas sobre marketing digital? Fale com o time de especialistas em e-commerce da Admake. Estamos prontos para fazer seu e-commerce decolar!

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Juliana Pineda

Escrito por:

Juliana Pineda

Analista de SEO e Redatora na agência Admake. Graduada em Publicidade e Propaganda e Jornalismo.

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