Dia dos Namorados no e-commerce: o que esperar da data e dicas de como se planejar

1 de junho de 2020

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E-commerce

O dia 12 de junho é com certeza uma data especial e importante para o e-commerce brasileiro e os números não nos deixam mentir, em 2019 a data registrou mais de 5 milhões de pedidos, cerca de 50% a mais em relação a 2018.

Com o avanço do Coronavírus e a pandemia mundial a situação mudou e estamos encarando uma nova realidade que tem impactado muito nossas vidas.

Muitos que antes trabalhavam em escritórios ou repartições, hoje estão isolados em home office e fazendo reuniões por videoconferências. Sem falar nas lojas do comércio em geral que continuam fechadas por conta da quarentena que foi estipulada por muitos estados e nos milhares de brasileiros que perderam seus empregos por conta da crise econômica.

É preciso entender a nova realidade 

Em contrapartida, o momento de crise serviu para muitas empresas de varejo que tinham medo do mercado online, iniciarem as vendas no segmento. Sejam utilizando as redes sociais, aplicativos de mensagem ou criando uma loja online, estar conectado se tornou a única maneira de garantirem a sobrevivência do seu negócio.

Enxergando oportunidades em meio a pandemia

Em função da crise econômica e de saúde que estamos vivendo é cada vez mais comum comprar produtos de modo online, sejam eles de extrema necessidade ou até itens mais específicos. Por conta disso os especialistas seguem otimistas para o Dia dos Namorados. Wagner Pereira, sócio-diretor de E-commerce da Admake afirma que: “baseado no volume de vendas obtidos no dia das mães, outra data importante para o e-commerce, é possível ter uma visão otimista também para o Dia dos Namorados.” 

E como se planejar para o Dia dos Namorados?

Você deve estar se perguntando como se planejar para driblar a crise e fazer com que sua loja obtenha pedidos faturados no Dia dos Namorados, pois bem antes disso é preciso planejar uma ação para a data especial e se certificar que a sua loja esteja preparada para a demanda. Aqui vão algumas dicas simples de como preparar seu e-commerce para o Dia dos Namorados.

Confira seu estoque e redobre a atenção nos canais de atendimento

Imagine como seria horrível se interessar muito por um produto e só na hora de finalizar a compra saber que o estoque acabou! Para evitar esse tipo de frustração é importante ficar de olho nos estoques e já fazer os pedidos de alguns itens extras. Invista nos produtos mais vendidos em sua loja online e caso o estoque se esgote antes do previsto, comunique o seu cliente o quanto antes. Uma comunicação franca, cordial e honesta fortalece muito as relações de consumo, ainda mais em um período tão delicado como o que vivemos.

Cumpra o prazo de entrega e capriche nas embalagens!

A regra é clara: prometeu um prazo de entrega, cumpra-o e se possível entregue antes. Receber um pedido antes do prazo de entrega com certeza é um ponto positivo para o seu e-commerce. Mas, se não der para entregar antes, cumpra o prazo determinado. 

Outro fator que faz toda a diferença na hora da compra é a embalagem do produto. Oferecer uma embalagem exclusiva com cuidados de higiene redobrados. A embalagem também faz parte de uma boa experiência de compra que começa dentro do site do cliente. 

Mais do que vender um produto é hora de conquistar o cliente

Entender o que seu cliente procura e falar a linguagem dele, com empatia e gentileza é a chave para estreitar laços e fazer com que um possível cliente se torne recorrente. Wagner Pereira ressalta ainda que: é preciso criar campanhas que engajem e estreitem relações com o consumidor, ainda mais no período delicado que estamos vivendo.” 

É fato que a crise do Covid-19 mudou muito e ainda vai mudar os hábitos de consumo do brasileiro e mais do que nunca quem antes tinha receio de comprar online, hoje em dia está familiarizado e atento aos benefícios. É chegada a hora de enxergarmos mais uma oportunidade nesta realidade.

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Juliana Pineda

Escrito por:

Juliana Pineda

Analista de SEO e Redatora na agência Admake. Graduada em Publicidade e Propaganda e Jornalismo.

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