É fácil montar um e-commerce?

2 de março de 2020

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E-commerce

Montar um ecommerce parece uma tarefa complicada no início. Para facilitar esse processo é ideal saber por onde e como começar e entender as necessidades e os desafios que o seu negócio vai enfrentar nesse caminho. Nesse artigo vamos te ajudar a entender com mais facilidade esse processo.

Você está a um passo de tirar o seu projeto do papel. Então vamos conhecer o passo a passo e fazer acontecer?

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1- Entendendo o Mercado

Não é apenas nas lojas físicas que a concorrência existe, em negócios virtuais ela também está presente e se apresenta cada vez mais competitiva! Conhecer o mercado que o seu negócio será inserido é fundamental para ter um ecommerce que venda de verdade.
Para isso, o estudo de mercado é fundamental. Comece fazendo uma análise de seus principais concorrentes, conheça a linha de produtos que os mesmos trabalham e pense em como oferecer produtos diferenciados no seu negócio. Em outras palavras, busque fugir da mesmice.

2- Defina seu Segmento

Após analisar a concorrência você vai ter em mente uma definição sobre o produto/segmento que está prestes a trabalhar. O mercado de ecommerce está saturado de lojas que vendem de tudo um pouco. Segundo o E-commerce Brasil, 60% das lojas virtuais abertas no Brasil fecham em seu primeiro ano de existência. A falta de foco, ou seja, a falta de segmentação de uma linha de produtos específicos, é um dos maiores erros cometidos por iniciantes.
Na prática, a tendência é que apareça cada vez mais lojas para públicos específicos, por isso é importante entender seu cliente ou persona (conhecer hábitos de consumo, comportamento, compra). Com essas informações você vai poder oferecer um produto que atenda às necessidades de seu cliente final.

3- Escolhendo o Layout/Hospedagem

Depois de entender o mercado e escolher seu segmento, é chegado o momento de saber como a sua loja será construída e onde será hospedada. Essa decisão vai depender de alguns fatores que vão apontar o melhor caminho a seguir.
Existem dois caminhos. O primeiro é o Tema Pronto, que pode ser oferecido pela plataforma ou contratado em conjunto com a hospedagem para o seu site.
O segundo é o Layout Personalizado, que é criado do zero e pensado exclusivamente para as necessidades do seu negócio. Porém, para ter um bom resultado, deve ser feito por uma agência de ecommerce especializada. A plataforma de hospedagem é escolhida de acordo com o tamanho do seu negócio, quantidade de visitas e outros fatores específicos de cada loja.
Para conhecer a fundo essas duas possibilidades e entender qual é a ideal para o seu caso, produzimos um e-book exclusivo explicando os pontos positivos e negativos de cada um. Para baixar clique aqui.

4- Formas de Entrega/Logística

Uma pesquisa realizada em 2019 pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e pela ComSchool, apontou o frete como o principal responsável pelos custos logísticos, com participação de 65,9%. Esse dado reforça ainda mais a importância de oferecer um serviço satisfatório para seu cliente.
Os Correios é um dos serviços de entrega mais comuns. Existe ainda uma outra opção: as transportadoras particulares. Elas podem ser mais rápidas e mais acessíveis para a negociação de valores. Vai dependender de cada negócio. Podemos citar algumas delas como a Mandaê, Loggi e a FedEx. Garanta que a compra chegue no tempo determinado e fidelize seu cliente.

5- Escolhendo os Fornecedores

Os fornecedores são essenciais para o funcionamento de um ecommerce. O que adianta ter um ótimo planejamento, uma plataforma de primeira, um layout exclusivo se o produto não for de qualidade e de preço justo?
A escolha de um bom fornecedor é uma etapa importante e deve ser feita com cautela para não gerar prejuízo ao seu negócio e garantir uma boa experiência para seu consumidor final.
Reserve um tempinho, e sem pressa, no Google mesmo, comece a pesquisar por fornecedores de seu segmento intercalando palavras-chave, por exemplo. Assim que encontrar, faça uma análise de reputação da empresa e verifique se os compradores estão satisfeitos com a qualidade dos produtos, preço, prazo de entrega.
Em seguida faça o primeiro contato com o departamento de vendas e veja se vale a pena iniciar a negociação. Não se esqueça de sempre pensar em condições mais vantajosas para se manter no mercado de forma competitiva, lucrativa e justa.

6- Forma de pagamento

O pagamento é a parte final do processo de compra. A definição dos melhores meios de pagamento é tão importante quanto a escolha dos produtos que serão trabalhados em seu e-commerce.
Lembra que ao definir seu segmento, você pensou em uma persona?
Para oferecer uma melhor forma de pagamento, é nela que você precisa pensar e com base no perfil de seu público e preferências de compra você define a forma de pagamento ideal.
Algumas opções no mercado são: Cartão de Crédito, Débito em conta, Boleto e Gateway (sistema intermediário que realiza a comunicação entre sua empresa e os sistemas bancários que transferem o valor pago para a conta do lojista). Os Intermediadores como o PagSeguro e o Paypal também podem ser uma ótima opção.

7- Investir em marketing

O investimento em Marketing Digital é indispensável; estar presente nas redes sociais também.
Após a inauguração de sua loja ela ainda está desconhecida e vai precisar de visibilidade, em outras palavras, as pessoas vão precisar saber que ela existe. Para isso, a contratação de uma agência é fundamental para alcançar muito mais pessoas e começar a vender. Mas, se você tiver conhecimento em Marketing Digital e garantir que conseguirá dar conta do recado, manda a ver. Só não pode deixar a sua loja escondida como muitas no mundo digital. Para saber qual canal de marketing é o ideal para o seu negócio, produzimos um e-book com dicas para te ajudar a encontrar o melhor caminho. Clique e baixe gratuitamente.

Viu só? Não é fácil, mas também não é um bicho de sete cabeças. Desejamos sucesso na construção de sua Loja Virtual, e se tiver alguma dúvida quanto ao processo, comente abaixo ou clique aqui para falar com um especialista. Estamos à disposição para te ajudar.

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Maycon Oliveira

Escrito por:

Maycon Oliveira

Responsável pelo Marketing Institucional da Agência Admake. Graduado em Publicidade e Propaganda e atualmente estudante de Jornalismo. Um bom ouvinte, apaixonado por pessoas, boas histórias e coisas simples.

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