Como montar uma loja virtual de roupas?

6 de agosto de 2019

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E-commerce

Como montar uma loja virtual de roupas? Se essa é sua dúvida, esse conteúdo é todo para você.
Aqui você aprenderá os detalhes cruciais na hora de criar uma loja virtual de roupas de sucesso!

Análise de Oferta x Demanda

O primeiro passo para abrir sua loja virtual de roupas é saber se existem compradores. Você pode seguir um belo planejamento para montar a loja, mas se no final das contas não houverem compradores, todo o trabalho foi em vão.
Será necessário analisar o mercado, concorrentes e público-alvo. Pesquise se há espaço para uma nova loja nesse segmento.
É importante sempre considerar e comparar lojas semelhantes às suas.

Algumas ferramentas que vão te ajudar:

Google Trends: O Google Trends é uma ferramenta gratuita do próprio Google. Ele faz um comparativo básico entre as palavras/termos de busca, a ponta os mais buscados e separa por localidade.
Além disso, em sua página inicial, a ferramenta mostra assunto que estão em alta e estatísticas recentes.
Excelente ferramenta para esclarecer dúvidas e ter várias ideias.

google trends

Foto: Pesquisa comparativa no Google Trends.

Ubersuggest: O Ubersuggest mostra a quantidade de pesquisas de uma palavra/termo de busca em um número cheio. A ferramenta também sugere termos semelhantes para verificar.
Além disso, a pesquisa também traz uma estimativa de custo por clique daquele termo, caso a loja, futuramente, trabalhe com links patrocinados no Google (Google Ads).

Foto: Pesquisa de volume de busca no Ubersuggest.

SimilarWeb: Essa ferramenta consegue mostrar a quantidade de acesso da loja por mês, tempo de navegação, localidade de usuários e até da onde veio cada acesso (direto, e-mail, pesquisa).
Importante para verificar a aderência de um segmento no mercado.
Para usar o SimilarWeb, instale a extensão em navegador. Depois é acessar o site que deseja analisar e clicar na miniatura da ferramenta. No navegador Google Chrome, a miniatura fica no canto superior direito.

Redes sociais: As redes sociais também podem ser uma grande ferramenta de pesquisa!
Observe não só seus concorrentes, mas também a interação com os clientes.
Como são esses clientes? Do que eles gostam? O que eles buscam? Eles estariam dispostos a comprar de uma nova loja? Estão em grande quantidade?
São muitas perguntas que o Facebook/Instagram podem ajudar a responder.

Consultoria: Um consultor especializado em e-commerce pode te ajudar nessa missão. Esses profissionais estão por dentro das melhores tendências de novos negócios e conseguem fazer um levantamento completo sobre Oferta x Demanda.
Com certeza essa é uma opção para quem quer dar um tiro certeiro.

Planejamento

Para abrir uma loja virtual de roupas é necessário investimento.
São muitos fatores a se pensar para montar uma loja de roupas profissional e alcançar o sucesso!
Por esse motivo, é necessário se planejar e separar um orçamento para ser investido.
Lembre-se de que o investimento não é só para montar e estruturar toda a loja, reserve também para investir em marketing digital e levar clientes para comprar em sua loja de roupas.

Escolha sua plataforma

Essa é uma das escolhas mais importantes na hora de abrir sua loja virtual de roupas.
A Plataforma de e-commerce é onde sua loja ficará hospedada, por isso é essencial que ela suporte todas as suas necessidades.
Como você irá montar uma loja de roupas, montar kits e conjuntos será essencial. Além de que, se o cliente colocar uma peça no carrinho, será muito interessante ter a opção de sugerir a ele peças que combinem com aquela.
Trace tudo o que será necessário e faça um comparativo com as funcionalidades da plataforma: Ferramentas de marketing, SEO, relatórios, filtros, integrações…
São muitas plataformas disponíveis no mercado, desde planos gratuitos até planos profissionais com alto volume de investimento.

Layout exclusivo

O Layout é peça chave para o sucesso de uma loja virtual de roupas.
As roupas transmitem a personalidade de uma pessoa, então, quando ela entra para comprar, precisa sentir que aquela loja é exclusiva. Esse cliente precisa sentir que aquela loja foi feita para ele, criar identificação imediata.
O consumidor terá muitas opções para comprar roupas online, por que ele escolheria justamente sua loja? Simples, por criar identificação com a marca.
Para uma boa loja virtual de roupas, será necessário tabela de medidas, imagens bem destacadas e descrições que facilitem o entendimento do produto, já que o cliente não poderá tocar/provar a roupa.
Então, procure não usar um tema pronto, opte por um layout personalizado, desenvolvido por um profissional.
Antes de fazer sua primeira venda, você precisará conquistar o cliente de outras formas. Ter um layout exclusivo e fazê-lo se sentir à vontade é o primeiro passo!

Fornecedores

Importantíssimo!
Você já sabe quem serão seus fornecedores?
Os fornecedores peça essencial para o bom funcionamento de uma loja virtual. São eles quem fornecerão sua principal ferramenta de trabalho.
Não adianta ter um excelente planejamento, uma plataforma de primeira, um layout exclusivo e ótima navegação, se o produto deixar a desejar. Os produtos podem ser a fórmula para o sucesso ou para o fracasso.

– Selecione roupas de qualidade
– Trabalhe apenas com fornecedores confiáveis
– Tenha afinidade com os fornecedores para conseguir bons preços e repassar para os clientes
– Não fique dependente de um ou dois fornecedores, tenha mais opções

Logística de Envio

Como os produtos serão enviados para os clientes?
Hoje existem muitas possibilidades de envio além dos Correios. Transportadoras particulares podem ser mais rápidas e mais acessíveis para negociação de valores.
Tudo depende de cada caso, mas vale a pena também considerar as transportadoras: FedEx, Mandaê e Loggi.

Também confira nosso conteúdo de como oferecer Frete Grátis para seus clientes.

Marketing Digital

O Marketing Digital é indispensável durante toda a vida de sua loja virtual.
No começo especialmente. Sua loja precisa ser conhecida, precisa ter seus primeiros acessos e passar confiança para começar a gerar as primeiras vendas.
E o Marketing é responsável por alavancar as vendas!
Algumas mídias e ações essenciais:

– Google Ads
– E-mail marketing
– SEO
– Facebook e Instagram Ads

Marketplace: Já pensou nessa possibilidade?

Talvez você não comece já pensando nisso, mas o Marketplace é uma boa opção para aumentar o volume de vendas e fazer com que sua loja virtual de roupas fique conhecida.
No geral, o Marketplace consiste em vender em grandes lojas, pagando uma porcentagem por cada venda.
Essa ferramenta pode colocar seus produtos para serem vendidos nos gigantes do e-commerce, como: Dafiti, Magazine e Luiza, Lojas Americanas, Amazon, entre outros.
Os valores pagos para os marketplaces podem ser altos, mas vale a pena para muitos casos.
Considere essa possibilidade!

Agora que você já sabe tudo de como montar uma loja virtual de roupas, planeje-se e comece a colocar em prática.
Boa sorte!

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Jéssica Marinho

Escrito por:

Jéssica Marinho

Redatora com ênfase SEO na Agência Admake, responsável pelo desenvolvimento de conteúdo. Publicitária por formação.

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