Captação x Faturamento: Por que o valor captado é maior que o faturado?

15 de julho de 2019

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E-commerce

Essa é a dúvida de muitos lojistas, por que o valor de captação é tão diferente do faturamento da loja?
Aqui vai sua resposta principal: Porque o que você vende não é o que você realmente recebe.
Como assim? Estou perdendo dinheiro? Estou sendo roubado? Não, calma!
Teoricamente, você está deixando de ganhar dinheiro e não perdendo ou sendo roubado. Vamos te explicar agora o porque isso acontece. Muita atenção e disposição para mudar esses números que podem ser, muitas vezes, assustadores.

O que é captação?

Para começarmos, devemos definir a captação de vendas.
Captação é tudo que seu e-commerce vendeu, a receita total gerada por ela. O cliente entrou no site, pesquisou, calculou frete, adicionou ao carrinho, selecionou a forma de pagamento e pronto, produto comprado!
Todas as vendas concluídas são consideradas captação.

O que é faturamento?

Já o faturamento, consiste em todas as compras que foram de fato, pagas.
O consumidor passou por todo o processo de compra de seu produto, pagamento foi aprovado e esse é o valor que você irá receber.

E porque esses números são diferentes?

Uma boa parte da receita não gera faturamento. Por quê?
Por falta de aprovação do cartão crédito, boleto não pago, problemas com os intermediadores ou Gateways de pagamento e etc.
Essa porcentagem é chamada de taxa de aprovação.

Boleto: O vilão

Embora qualquer meio de pagamento seja passível a erro, é importante destacar o meio de pagamento que mais causa problemas, o boleto.
O boleto proporciona ao cliente compras por impulso, compras que ele ainda irá pensar se vai ou não realizar. É uma maneira de “garantir” o produto, caso ele queira comprar até o vencimento.
Sem falar nos que compram e se arrependem em seguida. Também não podemos deixar de citar os esquecidos, que simplesmente deixam de pagar o boleto antes do vencimento.
Os descontos significativos, facilidade, conforto e despreocupação em comprar via boleto, causam esse tipo de situação para os lojistas.
Então você deve parar de vender via boleto? Com certeza não!
Embora as compras via boleto enganem a expectativa de faturamento, ainda são muito lucrativas para um e-commerce, já que não paga altas taxas para as operadoras de cartão de crédito e bandeiras.

Então, como fazer para mudar isso?

Sua missão é aumentar sua taxa de aprovação.

Cartão de crédito:

Cartão de crédito também faz com que muita receita não gere faturamento. Às vezes o cliente tenta efetuar a compra sem saber que ela ultrapassa seu limite. Ou até sabe, mas tenta da mesma maneira.
Uma maneira de contornar essa situação é permitir que a comprar seja paga por mais de um cartão de crédito. Dessa forma, o valor é dividido em dois ou três cartões diferentes e as chances de pagamento aprovado são bem maiores.
Cômodo para você, para o cliente e principalmente para quem deseja fazer compras coletivas em grande escala.

Boleto:

É impossível eliminar 100% desse problema.
Uma maneira de fazer isso é abolir esse meio de pagamento de sua loja, mas já pensou o tamanho do prejuízo que isso lhe traria? Consegue imaginar quantas vendas não seriam realizadas? Então essa opção está fora de cogitação!
Para aumentar a taxa de captação por boleto, será necessário se esforçar. Você pode enviar e-mails diariamente ao cliente, lembrando-o que a data de vencimento está chegando e se colocando a disposição para esclarecer alguma dúvida que ele tenha.
Se quiser, destaque que o estoque daquele produto está chegando ao fim e que a próxima leva terá um preço diferente do que ele está prestes a pagar.
Mande SMS, faça ligações (dependendo do porte de sua loja), mande sinal de fumaça…
Faça o possível para que o cliente não se esqueça da compra, mostre o quanto aquilo será importante para ele.
Destacando que você deve-se fazer presente e não perturbar o cliente. Cuidado com o exagero!

Transferência bancária:

Situação muito semelhante ao boleto. Existe um período estipulado pela loja, para que a transferência seja realizada. Período perfeito para o cliente desistir da compra.
Também é impossível eliminar de vez esse problema.
As maneiras de reduzi-los se assemelham as técnicas que ensinamos no tópico anterior: e-mails, sms, ligações, etc. Lembrando sempre de ter bom senso e limite!

Intermediadores de pagamento:

Já estamos em 2019 e os cliente ainda desconfiam das lojas virtuais.
E com razão, existem muitas lojas fakes na internet, apenas esperando para dar um golpe. Seu cliente sabe disso. Então, uma ótima maneira de não gerar desconfiança, é permitir que ele efetue a compra através de um intermediador de pagamento.
Mais segurança para você e para o cliente, já que o intermediador fica responsável pelo recebimento e repasse do valor pago. Qualquer fraude que possa acontecer, de ambas as partes, ele será o responsável.
Dessa forma, fica mais fácil vender para clientes desconfiados, que muitas vezes optam por pagar via boleto ou transferência bancária.

Verifique se a taxa de aprovação melhorou:

A taxa de aprovação ideal deve estar acima de 70%, porém, quanto maior, melhor!
Para acompanhar se o trabalho está realmente funcionando, cruze os dados de sua plataforma com os dados do Google Analytics. Você precisará de dois dados: Pedidos efetuado e pedidos faturados. Desses números você conseguirá fazer o cálculo e retirar o percentual de sua taxa de aprovação.
Se a porcentagem não está aumentando, reveja as ações e eventuais problemas de pagamento.
Caso a taxa esteja muito abaixo de 70% e parece sem solução, mais atenção ainda! Talvez seja interessante rever todos os métodos de pagamento e checkout de sua loja.

Vale a pena se esforçar para aumentar sua taxa de aprovação, quanto maior ela estiver, maior seu faturamento!
E esse é seu objetivo principal, certo? Então, mão na massa!

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Jéssica Marinho

Escrito por:

Jéssica Marinho

Redatora com ênfase SEO na Agência Admake, responsável pelo desenvolvimento de conteúdo. Publicitária por formação.

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