6 dicas para melhorar o engajamento da sua loja nas Redes Sociais
21 de maio de 2021
As redes sociais estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros, ainda mais agora na nova realidade que vivemos. E eu posso apostar que sua vida também mudou depois da pandemia, seja a forma de trabalhar, de fazer compras, de se divertir e até de mesmo se relacionar com o próximo.
E se tem outra coisa que a pandemia mudou de uma vez por todas, foi o hábito de consumo dos brasileiros. Como já mostramos aqui, uma pesquisa revelou que em 2020, o e-commerce brasileiro teve cerca de 13 milhões de novos consumidores, atingindo a marca histórica de R$87 Bilhões em vendas.
Na mesma pesquisa divulgada pelo relatório Webshoppers 43, outro dado chamou bastante atenção. A pesquisa apontou que sites de busca como o Google e as redes sociais são os principais caminhos que levam o consumidor para as lojas.
Essas duas formas de encontrar a loja ideal para finalizar a compra ficaram à frente dos sites de fabricantes, site de comparação de preços, e-mails com promoções, recomendação e digitação pelo nome da loja na rede.
Aqui vemos a importância de uma presença online consolidada nas redes sociais e também o investimento em mídias pagas e SEO- duas maneiras de fazer com que a loja conquiste as primeiras páginas dos sites de busca.
Em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais conectadas, precisamos prestar atenção nas redes sociais e usá-las como ferramenta para gerar oportunidades, já que no Brasil e no mundo, o número de pessoas conectadas só aumenta.
E para te ajudar a tirar proveito das redes sociais, listamos algumas dicas que podem te ajudar a vender mais, através das redes.
1 – Entenda com Quem Você Está se Comunicando
Entender com que você vai falar é imprescindível para se conectar com os usuários. Conheça a persona do seu negócio e padronize o tom de voz que a sua marca terá em todos os canais de comunicação.
Nós já falamos aqui sobre a importância de otimizar a experiência de compra e a imagem que o cliente terá da empresa. Com total certeza, saber os gostos, dores e necessidades do seu cliente, vai contribuir para isso.
2- Crie Conteúdos de Qualidade
Mas não adianta criar perfis nas redes sociais apenas divulgar seus produtos ou promoções, isso não cola mais. É necessário mostrar ao cliente quais são os diferenciais da sua marca, produto ou serviço, responder às dúvidas que eles possam ter e posteriormente associar o conteúdo ao seu produto ou sua empresa.
Atenção: Isso não significa que você não deve postar seus produtos! Com certeza ele deve aparecer em sua timeline semanalmente, com os outros conteúdos produzidos para a sua marca.
3- Responda Todas as Dúvidas
No mundo ideal essa dica nem precisaria ser dada, já que estamos falando de uma coisa básica, mas acredite: infelizmente isso acontece. Muitas empresas ainda perdem clientes por não responderem às mensagens em tempo hábil, por esquecerem de responder, ou às vezes por responderem de forma grosseira e monossilábica.
Não seja esse tipo de lojista. Tenha paciência e responda os usuários com o máximo de simpatia e informação. Pense sempre na experiência de compra que está começando e não trate o usuário como mais um número da sua rede social.
4- Tenha Ritmo de Postagens e Fique Ligado na Interação
Criar um ritmo de postagens é importante para manter as pessoas sempre envolvidas com a marca. É importante se manter no jogo e se mostrar presente com conteúdos relevantes.
Outra dica importante é ficar de olho nas reações dos usuários, nos comentários, nas dúvidas para poder produzir conteúdos também com base nelas, já que a dúvida de um usuário, pode ser a de muitos outros. Use os feedbacks como oportunidade para criar conteúdos de qualidade.
5- Desenvolva Ações Criativas
Após conhecer seu público, gerar conteúdo de valor, melhorar o atendimento e manter o ritmo de postagens é hora de colocar a criatividade pra trabalhar. Existem diversas interações que podem ser feitas através das redes sociais, basta um toque de criatividade na hora de elaborar o post. Uma dica é: fuja dos sorteios! Aposte em outras formas para melhorar o engajamento.
Você pode buscar parcerias com influenciadores do seu nicho, investir na criação de vídeos sobre seu produto ou caprichar na embalagem e pedir para seus clientes fazerem o Unboxing.
6 – Invista em Campanhas
Tenho certeza que fazendo todos os passos citados acima, seu engajamento vai melhorar bastante, mas isso não tira a necessidade de investir na criação de campanhas para alcançar um engajamento maior e mais consolidado.
Impulsionar os posts estratégicos vai fazer com que o número de seguidores (que realmente se identificam com sua marca ou interessados) conheçam sua loja e consequentemente vai aumentar o seu público.
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Até a próxima!
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