6 dicas para melhorar o engajamento da sua loja nas Redes Sociais

21 de maio de 2021

0
E-commerce

As redes sociais estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros, ainda mais agora na nova realidade que vivemos. E eu posso apostar que sua vida também mudou depois da pandemia,  seja a forma de trabalhar, de fazer compras, de se divertir e até de mesmo se relacionar com o próximo.

E se tem outra coisa que a pandemia mudou de uma vez por todas, foi o hábito de consumo dos brasileiros. Como já mostramos aqui, uma pesquisa revelou que em 2020, o e-commerce brasileiro teve cerca de 13 milhões de novos consumidores, atingindo a marca histórica de R$87 Bilhões em vendas.

Na mesma pesquisa divulgada pelo relatório Webshoppers 43, outro dado chamou bastante atenção. A pesquisa apontou que sites de busca como o Google e as redes sociais são os principais caminhos que levam o consumidor para as lojas.

Essas duas formas de encontrar a loja ideal para finalizar a compra ficaram à frente dos sites de fabricantes, site de comparação de preços, e-mails com promoções, recomendação e digitação pelo nome da loja na rede.

Aqui vemos a importância de uma presença online consolidada nas redes sociais e também o investimento em mídias pagas e SEO- duas maneiras de fazer com que a loja conquiste as primeiras páginas dos sites de busca.

Em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais conectadas, precisamos prestar atenção nas redes sociais e usá-las como ferramenta para gerar oportunidades, já que no Brasil e no mundo, o número de pessoas conectadas só aumenta.

E para te ajudar a tirar proveito das redes sociais, listamos algumas dicas que podem te ajudar a vender mais, através das redes.

1 – Entenda com Quem Você Está se Comunicando

Entender com que você vai falar é imprescindível para se conectar com os usuários.  Conheça a persona do seu negócio e padronize o tom de voz que a sua marca terá em todos os canais de comunicação.

Nós já falamos aqui sobre a importância de otimizar a experiência de compra e a imagem que o cliente terá da empresa. Com total certeza, saber os gostos, dores e necessidades do seu cliente, vai contribuir para isso.

2- Crie Conteúdos de Qualidade

Mas não adianta criar perfis nas redes sociais apenas divulgar seus produtos ou promoções, isso não cola mais. É necessário mostrar ao cliente quais são os diferenciais da sua marca, produto ou serviço, responder às dúvidas que eles possam ter e posteriormente associar o conteúdo ao seu produto ou sua empresa.

Atenção: Isso não significa que você não deve postar seus produtos! Com certeza ele deve aparecer em sua timeline semanalmente, com os outros conteúdos produzidos para a sua marca.

3- Responda Todas as Dúvidas

No mundo ideal essa dica nem precisaria ser dada, já que estamos falando de uma coisa básica, mas acredite: infelizmente isso acontece. Muitas empresas ainda perdem clientes por não responderem às mensagens em tempo hábil, por esquecerem de responder, ou às vezes por responderem de forma grosseira e monossilábica.

Não seja esse tipo de lojista. Tenha paciência e responda os usuários com o máximo de simpatia e informação. Pense sempre na experiência de compra que está começando e não trate o usuário como mais um número da sua rede social.

4- Tenha Ritmo de Postagens e Fique Ligado na Interação

Criar um ritmo de postagens é importante para manter as pessoas sempre envolvidas com a marca. É importante se manter no jogo e se mostrar presente com conteúdos relevantes.

Outra dica importante é ficar de olho nas reações dos usuários, nos comentários, nas dúvidas para poder produzir conteúdos também com base nelas, já que a dúvida de um usuário, pode ser a de muitos outros. Use os feedbacks como oportunidade para criar conteúdos de qualidade.

5- Desenvolva Ações Criativas

Após conhecer seu público, gerar conteúdo de valor, melhorar o atendimento e manter o ritmo de postagens é hora de colocar a criatividade pra trabalhar. Existem diversas interações que podem ser feitas através das redes sociais, basta um toque de criatividade na hora de elaborar o post. Uma dica é: fuja dos sorteios! Aposte em outras formas para melhorar o engajamento.

Você pode buscar parcerias com influenciadores do seu nicho, investir na criação de vídeos sobre seu produto ou caprichar na embalagem e pedir para seus clientes fazerem o Unboxing. 

6 – Invista em Campanhas

Tenho certeza que fazendo todos os passos citados acima, seu engajamento vai melhorar bastante, mas isso não tira a necessidade de investir na criação de campanhas para alcançar um engajamento maior e mais consolidado.

Impulsionar os posts estratégicos vai fazer com que o número de seguidores (que realmente se identificam com sua marca ou interessados) conheçam sua loja e consequentemente vai aumentar o seu público.

Gostou deste conteúdo? Deixe sua opinião ou dúvida nos comentários.

Até a próxima!


Leia Mais

admake

Escrito por:

admake

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma de E-commerce

Plataformas de E-commerce mais usadas

Por que abrir uma Loja Virtual Os negócios digitais estão cada vez ganhando mais força! É apenas olharmos Uber, Netflix e o próprio Magazine Luiza, que se... mais

E-commerce

Captação x Faturamento: Por que o valor captado é maior que o faturado?

Essa é a dúvida de muitos lojistas, por que o valor de captação é tão diferente do faturamento da loja Aqui vai sua resposta principal: Porque o que você... mais