A União do E-commerce com o Setor Imobiliário
23 de abril de 2021
No mundo digital, esses dois estão mais próximos do que você imagina.
Hoje em dia podemos resolver coisas pelo nosso computador ou pelo nosso celular que seriam inimagináveis alguns anos atrás. A revolução que é a própria internet trouxe novas possibilidades para as mais diversas áreas, inclusive para o setor imobiliário. Até por isso, comprar ou vender imóveis também se tornou um negócio digital.
Pois é, se você não tinha parado para refletir, é bem visível que o segmento de bens imóveis passou por um crescimento muito significativo no e-commerce. Afinal, as inovações estão aí para facilitar a nossa vida, não é mesmo? Então venha conferir com a gente um pouco mais sobre essa união do e-commerce com o setor imobiliário.
Mais rápido e mais fácil
Se antes eram necessárias diversas reuniões presenciais e visitas antes de fechar um negócio, o modelo e-commerce ajudou a agilizar o processo de comprar ou alugar um imóvel. Isso porque, através de chats, mensagens ou, até mesmo, videochamadas, ficou muito mais rápido e fácil tirar dúvidas ou resolver questões que fazem parte do andamento da negociação.
A negociação se tornou digital
Falar que o e-commerce e o setor de imóveis estão unidos tem muito a ver com o fato do digital já ser parte integral de uma transação. Digamos que você tem interesse em um apartamento no Morumbi. É quase impossível que, entre o momento no qual você decidiu comprar um imóvel na região e o momento da assinatura da transferência, nenhuma parte do processo ou da negociação tenha sido feita via internet.
Pelo contrário, é até mais fácil que todo o acompanhamento tenha sido digital do que offline. Ou seja, hoje em dia, a aquisição de uma propriedade é praticamente toda online.
A quantidade de informações ajuda na jornada do consumidor
Em grande parte dos casos, tudo o que a gente precisa para decidir pela compra ou pelo aluguel de uma unidade está à sua disposição online.
A partir de fotos e descrições completas, você pode verificar as condições do imóvel. Com uma visualização no Google Maps, é possível ter uma boa noção da vizinhança. Até mesmo as visitas já são online, seja através de dispositivos mais robustos de realidade virtual ou de videochamadas com o(a) corretor(a), mostrando cada cômodo.
Com essa facilidade, fica muito mais fácil ir do interesse até o fechamento do negócio graças aos dispositivos digitais.
Reputação e avaliações
Um dos pontos em que o modelo e-commerce fez a diferença no mercado de propriedades é em relação aos feedbacks. Se antes era necessário ter alguns conhecidos para descobrir a reputação de um estabelecimento através do boca a boca, isso está muito diferente desde a revolução digital.
Por estarmos negociando online com frequência, acabamos deixando sempre avaliações e feedbacks para os serviços prestados. E isso não é diferente com as imobiliárias. Ou seja, antes mesmo de estabelecer contato, é possível visualizar se você está lidando com uma instituição de confiança.
Uma tendência cada vez mais forte
Por todos esses aspectos e pelo fato da presença no mundo digital ser mais forte tanto quando se trata de clientes quanto de imobiliárias, a união entre imóveis e e-commerce tende ainda maior ao longo dos anos.
Se nos grandes centros urbanos já é normal que a negociação seja toda online, esse é um formato que está começando a ganhar força em cidades de médio porte e tem muito potencial também nos municípios menores.
Até por isso, se a transformação pelas quais passamos já impressiona hoje em dia, a perspectiva para o futuro também é muito interessante.
Viu com a gente como o setor imobiliário e o e-commerce estão de mãos dadas atualmente? Quer que mais pessoas também percebam isso? Sendo assim, não deixe de compartilhar o artigo nas suas redes sociais e nos seus grupos de WhatsApp.
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