Guia Definitivo para uma Boa Descrição de Produto

25 de março de 2021

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SEO

Como já mostramos aqui no Blog da Admake, uma descrição de produto bem-feita é considerada o arroz e feijão do E-commerce. A descrição serve para vender seu produto na loja online, é hora de mostrar ao possível comprador todas as características que envolvem o produto, e mais do que isso, hora de cativá-lo e fazer com que ele clique em comprar. 😊 

E mais do que isso, a descrição de produto focada no usuário e com as técnicas de SEO aplicadas, vai te ajudar na hora de conquistar mais vendas, além de auxiliar para que o seu e-commerce alcance a primeira página dos resultados de busca do Google de forma orgânica.

O QUE VOCÊ TEM FEITO PARA SE DESTACAR NA INTERNET?

Cada dia que passa, mais pessoas estão vendendo produtos ou serviços de forma online, portanto é mais que necessário contar com estratégias para se destacar. E é pra isso que o SEO existe. A Sigla SEO (Search Engine Optmization), significa otimização para os motores de busca. Trata-se de um conjunto de estratégias e técnicas que ajudam a posicionar um site nas primeiras páginas de resultados do Google, de forma orgânica: sem pagar por anúncios ou palavras-chave. 

Uma boa estratégia de SEO deve ser iniciada ainda no projeto do seu e-commerce e é necessário aplicar as técnicas de SEO em todas as páginas do site, um trabalho a longo prazo que parece bastante trabalhoso a princípio, mas que apresenta excelentes resultados com o passar do tempo. 

E COMO FAZER UMA DESCRIÇÃO DE PRODUTO APLICANDO AS TÉCNICAS DE SEO?

Antes de qualquer coisa é importante analisar seus concorrentes e observar como eles trabalham. Lembrando que analisar a concorrência é muito diferente de copiar a concorrência. Aqui é importante pesquisar se o seu concorrente faz otimizações de SEO, quais as palavras-chave mais usadas por ele e qual o volume de buscas de cada uma. Essa análise é importante para saber se o seu negócio está no caminho certo e para que você tenha um parâmetro sobre os termos mais utilizados pelo concorrente e consiga saber quais os termos relacionados que a sua loja pode utilizar e qual a palavra-chave certa você deve investir.

ESCOLHER A PALAVRA-CHAVE IDEAL

Após analisar a concorrência, é preciso pesquisar e escolher a palavra-chave ideal. Cada página da sua loja online precisa ter uma só palavra-chave e não basta escolher o termo com maior volume de busca. É importante checar qual a porcentagem de dificuldade da palavra-chave. 

A dica é: quanto mais volume de busca uma palavra-chave tiver, mais dificuldade de conseguir ranquear com ela você terá. Por isso, o legal é ter bom senso e muitas vezes investir naquele termo com menor dificuldade e menor volume do que partir direto para aquele termo com maior volume, já que para alcançar um resultado com ele, a concorrência será bem maior.

ONDE PESQUISAR AS PALAVRAS-CHAVE?

Existem diversas ferramentas gratuitas, extensões do Google Chrome e até sites que fazem a pesquisa de palavras-chave e mostram o volume de busca dos termos pesquisados. Os mais indicados são Ubbersugest, Google Trends e SemRush. 

Depois de definir a palavra-chave que será utilizada naquela descrição, faça uma lista com os termos relacionados, esses termos e expressões podem ser usados na construção do seu conteúdo. É importante também repetir a palavra-chave escolhida no decorrer do texto, mas não esqueça o bom senso. Lembre-se sempre que você está escrevendo para uma pessoa e não para o algoritmo. 

DICA: você já se perguntou como seu produto é pesquisado? Faça essa busca e veja como os usuários buscam pelo seu produto na internet. Esse exercício com certeza trará insights valiosos para o Seu negócio.

COMO FAZER A DESCRIÇÃO DO PRODUTO

Depois da palavra-chave descoberta comece descrevendo o produto da forma mais detalhada possível. O ideal é fazer um brainstorm antes, formular algumas perguntas sobre o produto e ir respondendo na construção do texto. Aqui vão algumas perguntas que praticamente podem ser feitas para todos os produtos:

O que é esse produto?

Do que é feito e de onde ele vem?

Que problemas ele resolve?

Quais os diferenciais do produto?

Como uso este produto?

DICA: é legal na descrição inserir produtos relacionados com aquele que você está descrevendo. Por exemplo: se você está vendendo uma camiseta, coloque no fim da descrição, algum acessório que combine, como uma bolsa ou cinto. Seus clientes vão amar e o Google também, acredite!

META DESCRIÇÕES BEM ELABORADAS E CRIATIVAS 

Palavra-chave check, descrição check, é hora de focar na meta description e na Meta Title. A meta Title e a meta description são basicamente o título e a descrição da página, que vai aparecer no Google. A meta Title, como o nome já diz é o título, onde geralmente se coloca a palavra-chave e o nome da loja, e a Meta Description é uma descrição simplificada de, no máximo, 160 caracteres, que deve conter sempre um CTA: uma chamada pra ação, que induza o consumidor à clicar no link. Lembrando que é indicado conter a palavra-chave tanto na meta title quanto a meta description.

Dica: use a criatividade na hora de criar a meta title a meta description, saia do convencional e surpreenda os usuários. Coloque informações importantes, sobre o produto e induza o cliente para a ação. 

USE A PALAVRA-CHAVE NA IMAGEM DO PRODUTO

Lembra quando falamos lá em cima que SEO era um trabalho minucioso? Pois é! Aqui está uma das tarefas que ninguém (ou quase ninguém) gosta de fazer. O Algoritmo do Google não lê imagens, então é preciso colocar a palavra-chave tanto na descrição da foto (se houver) quanto no texto alternativo da imagem.

Dica extra: salve a imagem com a palavra-chave e faça o Upload da mesma no seu site. Os buscadores vão considerar o nome do arquivo, a legenda, o texto alternativo e o contexto que aquela imagem está inserida. Se todos esses itens estiverem sincronizados, com a palavra-chave ou palavras similares, é ponto pra você. Mas, lembre-se que tudo tem que fazer sentido para o usuário, não vale jogar só a palavra-chave. 

POR ÚLTIMO: NÃO COPIE A DESCRIÇÃO DO FABRICANTE E NEM DO CONCORRENTE

Não adianta nada copiar as descrições do fabricante ou do concorrente. É muito importante criar uma descrição personalizada para seu cliente. Usando uma linguagem que ele entenda, com termos relacionados e com informações que atendam suas expectativas. Criar um conteúdo exclusivo faz diferença tanto para o Google, quanto para seu cliente. Uma descrição exclusiva passa credibilidade e confiança e deve ser uma prioridade na sua loja online. 

Viu como dá trabalho pensar numa boa descrição de produto? Dá trabalho sim e é um trabalho a longo prazo. Muita gente não investe em SEO por falta de tempo, ou por falta de informação. Agora você não tem mais desculpa. Invista em uma estratégia de SEO ou comece agora. 



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