5 Passos para atrair, persuadir, converter e fidelizar clientes
18 de março de 2021
O dia 15 de março é conhecido como dia do consumidor. Nessa data, as empresas costumam fazer promoções e tentar chamar a atenção do cliente com descontos e condições especiais, o que deve ter acontecido muito esse ano. Mas será mesmo que isso conquista o consumidor? Os hábitos do consumidor brasileiro mudaram muito, principalmente em meio a pandemia do Coronavírus, os clientes estão cada vez mais exigentes e as empresas, online ou não, que lutem para se adaptar a essa nova realidade.
O consumidor hoje em dia quer saber de forma clara quais são os valores e princípios da marca, no que ela acredita, o que ela defende e o que ela repudia. Antigamente as lojas pregavam na parede as plaquinhas com missão, visão e valores, hoje em dia, o consumidor online quer ter acesso à essas informações todos os dias, por meio do posicionamento da marca e assim, se identificar ou não com ela.
Em meio a essas mudanças, queremos te fazer uma pergunta? Você tem se preocupado com o seu cliente? Depois de garantir ao cliente, preço, prazo e qualidade, o que você tem feito para transformar seu cliente cada vez mais em seu aliado? Vamos te mostrar em 5 passos, como atrair, persuadir, converter e fidelizar seu cliente, técnicas que podem auxiliar você lojista a vender mais e se destacar no e-commerce.
1-CONHEÇA SEU CLIENTE
Conhecer o cliente vai muito além de conhecer seu público-alvo ou chamar seu cliente pelo nome durante o atendimento. É preciso saber qual é a persona que a sua loja ou marca atende. E como fazer isso na prática? Através da sua base de clientes, defina uma pessoa fictícia. Com nome, idade, estado civil, profissão, o que gosta, o que não gosta, valores, dores e estilo de vida.
Definindo a persona ideal que compra na sua loja online ficará mais fácil se comunicar diretamente com ela, você terá um norte sobre quais assuntos abordar, quais redes sociais utilizar e muitos outros insights que vão te auxiliar no relacionamento com seus clientes.
2-APOSTE NO MARKETING HUMANIZADO
Uma das formas de deixar seu cliente apaixonado pela sua marca é trabalhar com o marketing Humanizado. Humanizar o marketing nada mais é que trazer o seu cliente para o centro e tratá-lo como único, como prioridade. No conceito do Marketing Humanizado usa-se a tríade da: empatia, emoção e ética, respeitando o espaço do cliente e oferecendo conteúdos relevantes com alto grau de engajamento, tudo isso para que o cliente tenha uma experiência positiva com a sua marca.
3-ATENDIMENTO HUMANIZADO OMNICHANNEL
O atendimento Omnichannel ou no português claro, multicanal é aquele que oferta vários canais de atendimento para o cliente entrar em contato e não basta oferecer os canais, é preciso oferecer uma experiência única de atendimento. Usando a tríade do marketing humanizado você consegue prestar um atendimento muito mais exclusivo ao seu cliente.
Então, seja qual for o canal que o cliente entrar em contato, ele terá um atendimento personalizado e se estiver no Instagram, por exemplo, não vai precisar mandar um e-mail, ou ligar no 0800 para resolver seu problema. O que deixará seu cliente muito feliz, pode acreditar!
No mercado existem várias empresas que oferecem sistemas de atendimento Omnichannel para e-commerce, elas basicamente centralizam todas as mensagens em um único sistema, o que acaba deixando o atendimento mais ágil e menos maçante na hora de resolver um problema do cliente.
4-USE AS REDES SOCIAIS
Com base no conhecimento da sua persona, use as redes sociais que mais engajam com seu público e produza conteúdos interativos e envolventes. Não vale postar só foto de produto e frase de bom dia. É preciso usar a criatividade e planejar ações que falem pela sua marca. Faça campanhas nas redes sociais, grave vídeos respondendo perguntas sobre o seu produto, sempre com empatia e honestidade.
5-TENHA UMA EQUIPE DE PÓS-VENDA
Mesmo que no início a equipe for você, não deixe de fazer esse trabalho. O pós-venda é parte importantíssima para o bom relacionamento com o cliente. Como já falamos aqui: marcas, empresas e pessoas erram, e tudo bem. Os erros são oportunidades de mudança de postura, por isso é importante sempre ficar de olho naquele cliente que acabou de receber o produto. Procurar saber se ficou tudo bem, se ele ficou satisfeito, se foi bem atendido e se compraria de novo na sua loja. E caso aconteça de aparecer uma crítica ou feedback negativo, trabalhe até resolver o problema e trate sempre seu cliente com empatia, colocando-se no lugar dele.
Sabemos que não é um caminho fácil atrair clientes e transformá-los em “brandlovers”, mas não é um caminho impossível. A dica é: comece hoje e utilize os canais que você tem. Questione, busque ouvir seus clientes e colha os feedbacks negativos e positivos. Consumidores são pessoas que mesmo comprando online, buscam cada dia mais empatia e identificação.
Leia Mais
Plataformas de E-commerce mais usadas
Por que abrir uma Loja Virtual Os negócios digitais estão cada vez ganhando mais força! É apenas olharmos Uber, Netflix e o próprio Magazine Luiza, que se... mais
Captação x Faturamento: Por que o valor captado é maior que o faturado?
Essa é a dúvida de muitos lojistas, por que o valor de captação é tão diferente do faturamento da loja Aqui vai sua resposta principal: Porque o que você... mais