Frete grátis: Como oferecer essa condição sem perder dinheiro
12 de fevereiro de 2021
Mesmo com os novos hábitos de consumo e o aumento nas vendas no e-commerce, muita gente ainda deixa de comprar online por conta do alto preço do frete.
Com os novos hábitos de consumo adquiridos devido à pandemia, as vendas online saltaram para um número nunca visto antes. Uma pesquisa do site Webshoppers revelou que no primeiro trimestre do ano passado o e-commerce registou um aumento de 47% nas vendas, com uma alta considerada a maior em 20 anos.
E esse número nunca visto antes não para de crescer, devido à necessidade, cada vez mais brasileiros estão aderindo a essa nova forma de comprar produtos, sejam eles de primeira necessidade ou não, o fluxo de pedidos aumentou por conta do Lockdown decretado que deixou muita gente em casa.
Apesar de todos esses pontos positivos, o valor do frete ainda dificulta a compra de muitos produtos no e-commerce. E para muitos lojistas o valor do frete ainda dificulta a finalização da compra. Uma pesquisa divulgada pelo Mercado Livre no ano passado, mostrou que, em média, 82% dos consumidores brasileiros, escolhem um produto, adicionam ao carrinho e desistem da compra. E desse total, 53% apontam que o valor do frete faz com que os consumidores desistem da compra.
POR QUE O CLIENTE DECIDE ABANDONAR A COMPRA?
Muitas vezes o cliente assusta quando o valor do frete fica alto e acaba desistindo da compra. Na visão do cliente, o valor do frete é um dinheiro mal gasto, ainda mais quando ele ultrapassa o valor do produto que ele está pensando em adquirir. Muitos clientes nessas horas, desistem de comprar online e procuram as lojas físicas, na intenção de conseguirem economizar.
A seguir, vamos ver algumas dicas de como oferecer frete grátis na sua loja online, sem perder dinheiro:
FRETE GRÁTIS PARA REGIÕES LIMITADAS:
Você já pensou em oferecer frete grátis para as regiões próximas ao seu negócio? Sabemos que é difícil oferecer frete grátis para todo o Brasil, mas em regiões mais próximas fica bem mais acessível.
Por exemplo: se a sua loja online está na cidade de São Paulo, comece oferecendo frete grátis para as compras realizadas na cidade. Posteriormente amplie a ação para o estado inteiro e depois, para toda a região sudeste. Com o aumento significativo de vendas, o valor investido retornará com facilidade e seu cliente sairá extremamente satisfeito. Comece gradualmente e faça a mensuração de resultado, calculando se a ação é vantajosa para você.
TICKET MÉDIO PRÉ-DETERMINADO:
Outra estratégia que pode ser utilizada e é bastante comum nas lojas grandes é estabelecer um valor mínimo para que o cliente obtenha frete grátis. Essa é a ação mais comum para fazer com que o Frete Grátis compense para o lojista. Funciona da seguinte forma: o lojista analisa o seu ticket médio e estipula um valor para o cliente gastar e conseguir frete grátis.
Por exemplo: se o ticket médio da loja for de R$ 80, você pode oferecer frete grátis para compras acima de R$ 140,00.
É claro que os valores podem variar, vale analisar e mensurar qual a melhor opção para sua loja. Mas vale o bom senso, não compensa ter ticket médio de R$ 80 e oferecer frete grátis para compras acima de R$ 500,00. É uma excelente forma de estimular as vendas no seu e-commerce, já que compensa para o cliente e para você.
COMPRE JUNTO:
Semelhante à estratégia anterior, essa ação oferece frete grátis para uma combinação de produtos pré-definidos pela loja. Ao invés de definir o valor que o cliente deve gastar para conseguir o frete grátis, você monta um kit com produtos relacionados e oferece a condição para quem realizar essa compra. Por exemplo, se você vende acessórios, pode montar um kit com pulseiras, colares, brincos que combinem entre si e oferecer o frete grátis.
Mais uma maneira de impulsionar vendas maiores e satisfazer o cliente.
NEGOCIE O FRETE COM TRANSPORTADORAS ALTERNATIVAS:
Quando pensamos em envio de produtos, principalmente, logo pensamos em: correios.
Porém, essa não é sua única alternativa. Existem muitas outras transportadoras que podem fazer esse frete e que são muito mais simples de negociar.
Infelizmente a maioria delas não conseguem atender o Brasil inteiro, mas são ótimas alternativas para sul, sudeste e centro-oeste.
Algumas empresas que você precisa conhecer: FedEx, Mandaê, melhor Envio e Loggi
FRETE FIDELIDADE:
Criar um sistema de recompensas para compras frequentes é uma ótima prática. Imagine que o cliente precise comprar um produto que está disponível em sua loja e ele sabe que para essa compra ganhará frete grátis. Qual a probabilidade desse consumidor comprar no concorrente.
São duas opções principais, sua loja pode oferecer frete grátis já na segunda compra ou com um acúmulo de pontos. Uma dica: fique de olho no Mercado Livre, ele é um ótimo exemplo para se inspirar. Vale a pena se informar se sua plataforma permite essas ações.
COMPRE NO SITE E RETIRE NA LOJA:
Você já pensou em oferecer retirada em uma loja física? Essa técnica já é muito utilizada por grandes marketplaces e você também pode aplicar em sua loja. E não, não é necessário ter lojas espalhadas pelo Brasil inteiro. É possível distribuir seus produtos através de outras lojas no mesmo segmento que o seu, pagando uma pequena porcentagem. O ideal é começar disponibilizando-os nas capitais e depois em regiões com mais chances de vendas.
Esse é um caso específico, é necessário fechar parcerias confiáveis e ter uma plataforma que suporte essa mecânica.
O QUE NÃO FAZER:
Jamais coloque o valor do frete no produto para oferecer frete grátis. Essa prática é desleal e faz com que o seu preço não seja competitivo no mercado. É preciso ter em mente que “enganar” o cliente não é uma possibilidade. Procure outros caminhos que sejam vantajosos para ambos os lados. E lembre-se, o cliente é seu bem mais valioso e deve ser tratado com total respeito e transparência
Gostou das dicas? Aplique essas estratégias na sua loja online e conquiste ainda mais seus clientes!
Até nosso próximo conteúdo!
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