O Que é Marketing de Conteúdo e Como Trabalhar essa Estratégia na sua Loja Online

28 de janeiro de 2021

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Marketing Digital

Todos os dias somos bombardeados por anúncios patrocinados e propagandas que enchem a tela de produtos, preços e ofertas. Aposto que você já se perguntou: como é possível? Ao pesquisar sobre um produto e em seguida começar a ser bombardeado por informações e ofertas sobre ele. 

Essas automações fazem parte de estratégias de Marketing, essenciais para conquistar clientes e vender online. Porém, existe outra forma de atrair, converter e fidelizar o cliente, chamada de Marketing de conteúdo.

Trata-se de uma nova forma de comunicar, onde não basta anunciar, é preciso gerar conteúdo valioso, a fim de trazer o cliente cada vez mais próximo da sua marca, produto ou serviço.

E COMO MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING DE CONTEÚDO?

DEFINA SEU OBJETIVO

Primeiro de tudo é preciso definir qual seu objetivo. Se você tem uma loja online, pode ser que seu objetivo maior seja:

– Vender mais;

– Fidelizar clientes;

– Construir ou melhorar o relacionamento com clientes, etc. 

DELIMITE SUA PERSONA

Após definir quais são os objetivos da sua empresa é preciso definir sua persona- um cliente fictício- com nome, idade, perfil profissional e pessoal. Definir quem é sua persona, vai ajudar a escolher quais os canais que poderão ser usados para se comunicar com seu nicho. 

Por exemplo: se a sua persona não tem o hábito de leitura, podemos considerar que produzir conteúdo através de Blogs não vai ser assertivo, logo, o YouTube poderá trazer resultados melhores.  

ESCOLHA OS CANAIS

Depois de definir seu público-alvo ou persona você vai ficar mais seguro para escolher quais canais investir tempo e dinheiro, com a produção de conteúdos valiosos. 

Com base na sua persona você pode escolher quais serão os canais que sua loja ou marca vai utilizar. Pode ser um Blog, um site, produzir vídeos para o Youtube, ou usar as próprias mídias sociais como: Facebook e Instagram. 

PRODUZA CONTEÚDO VALIOSO

Definidos quais serão os canais utilizados pela sua marca, é preciso gerar conteúdo. Para isso, coloque no papel quais são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que rondam a sua marca. Pense fora da caixa e veja onde sua marca pode melhorar. Esse exercício poderá trazer muitos insights para o seu negócio. 

Depois, liste quais os problemas que o seu produto ou serviço resolve e quais as vantagens em escolher ele ao invés daquele.  E então, invista na criação de boas histórias. Quando ouvimos uma boa história e nos identificamos com o conteúdo, viajamos para outra dimensão, ficamos presos na narrativa, assim como acontece ao assistirmos um filme ou uma série, por exemplo.

Assim é no Marketing de conteúdo. Quando encontramos nosso público-alvo, aqueles que estão realmente interessados no nosso produto, ou precisam das soluções que ofertamos, automaticamente eles consomem o conteúdo, perguntam, elogiam, respondem e engajam, tornando o processo de compra o mais natural possível. É importante focar (como eu já disse acima), em apresentar soluções, esclarecer dúvidas e até ensinar algo novo. 

Viu só? Não é fácil, mas também não é um bicho de sete cabeças. É preciso dispor de tempo e conhecimento para conseguir sucesso criando conteúdo para sua loja. Se tiver alguma dúvida quanto ao processo, comente abaixo ou clique aqui para falar com um especialista. Estamos à disposição para te ajudar.



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Juliana Pineda

Escrito por:

Juliana Pineda

Analista de SEO e Redatora na agência Admake. Graduada em Publicidade e Propaganda e em Jornalismo.

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