Quais as Principais Métricas de SEO para E-commerce
21 de janeiro de 2021
Na semana passada falamos aqui sobre alguns fatores importantes que contribuem para que o seu produto apareça nos primeiros resultados de busca orgânica. No artigo de hoje, vamos mostrar algumas métricas que nos dizem, na prática, se estamos ou não no caminho certo.
O que você vai ver neste artigo:
- Quais as métricas importantes para SEO para E-commerce;
- Onde encontrá-las.
Existem diversos números que podem ser analisados dentro de uma estratégia de marketing digital de um e-commerce. Algumas delas são bastante importantes para identificar se o trabalho de SEO está sendo bem aceito.
Como já dissemos aqui: SEO não é uma receita de bolo. Existem estratégias que darão certo para um tipo de negócio e não farão sentido para outros e tudo bem! Através das métricas é possível saber se estamos no caminho certo, e se necessário, dar um passo para trás, analisar e começar outra estratégia.
Quais são as principais métricas de SEO
Depois de inserir o conteúdo no site, chegou a hora de analisar os resultados. O primeiro passo é não ter pressa. Eu sei que é bem difícil, mas o trabalho de SEO não dá resultado a curto prazo. É preciso ter paciência, monitorar e nunca deixar de criar conteúdo otimizado.
Passado um tempo, é necessário ir até o Google Analytics- ferramenta do próprio Google que monitora o tráfego da loja online. Através do Analytics é possível analisar o comportamento dos usuários e saber se as estratégias de SEO aplicadas estão na direção correta.
A primeira métrica que devemos considerar é a de usuários (filtrando pelo tráfego orgânico, claro).
Usuários
Usuários = o número de pessoas únicas que estiveram no seu site. Aqui é preciso considerar quantos desses usuários voltaram a acessar seu site e quantos deles são novos visitantes. Se o número de novos visitantes estiver bom, significa que o seu conteúdo está sendo entregue.
Número de sessões orgânicas
É o número de vezes que as pessoas entraram na loja. O Número total de visitas que você teve no seu e-commerce em determinado período. De acordo com o Google, a duração de uma sessão é de 30 minutos.
Se o usuário entrar no seu site e ficar inativo por 30 minutos ou mais, qualquer retorno será contabilizado como uma nova sessão. Se o usuário entrar no site, sair e retornar em até 30 minutos, o Google contabilizará como uma só sessão.
Receita
Receita é o total de receita do seu e-commerce (o total de vendas da loja). Pode ser que o número da sua receita no Analytics seja maior que o número real que você, lojista online, tenha na plataforma.
Nesse caso é importante considerar que o Analytics não diferencia os pedidos faturados e aqueles que não são aprovados na sua loja online, por exemplo.
Taxa de conversão
A taxa de conversão é a divisão entre o número de pedidos pelo número de visitantes da sua loja online. E como calcular a taxa de conversão? É só dividir o número de vendas pelo total de visitas na sua loja virtual.
Tráfego orgânico
Observar se o seu canal de tráfego orgânico está crescendo é um sinal de que seu conteúdo está sendo entregue nos resultados de pesquisa. É importante observar mês a mês como estão os números e a porcentagem de tráfego orgânico do seu e-commerce para saber se a sua estratégia de SEO está indo na direção certa.
Conclusão
Como diz aquele ditado popular “uma andorinha não faz verão”, na hora de mensurar se a sua estratégia de SEO está indo bem ou não, o legal é considerar os números de todas as métricas citadas acima.
E claro, analisar o cenário macro e micro do seu negócio e também o nicho que seu e-commerce atua é muito importante para saber se está na hora de tentar outra estratégia de SEO.
E se quiser saber mais sobre o trabalho de SEO e como ele impacta no E-commerce, converse com um especialista Admake, estamos prontos para te ajudar!
Leia Mais
Plataformas de E-commerce mais usadas
Por que abrir uma Loja Virtual Os negócios digitais estão cada vez ganhando mais força! É apenas olharmos Uber, Netflix e o próprio Magazine Luiza, que se... mais
Captação x Faturamento: Por que o valor captado é maior que o faturado?
Essa é a dúvida de muitos lojistas, por que o valor de captação é tão diferente do faturamento da loja Aqui vai sua resposta principal: Porque o que você... mais