Dia das Crianças: como aproveitar a data e vender mais no seu e-commerce

2 de outubro de 2020

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Faturamento

Como todos já sabem o mês de outubro tem boas oportunidades para o lojista online. Está chegando o dia das crianças, uma data bastante importante para o comércio em geral que antecede a Black Friday, uma boa oportunidade para atrair clientes e melhorar o faturamento tanto das lojas físicas, como das lojas online. 

Como vocês já sabem nosso foco aqui é e-commerce e para o setor, o Dia das Crianças é sim uma data importante. Pesquisas apontam que o dia das crianças este ano tende a ser bem recheado de presentes para as crianças e de pedidos para os lojistas. 

Dados do Relatório da Social Miner feito em parceria com a Compre & Confie, Vindi e com o apoio da Opinion Box, mostraram que no ano passado o faturamento chegou a R$ 3 bilhões de reais, entre os dias 27 de setembro e 12 de outubro, crescimento quase 24% a mais em relação ao ano de 2018.

Faturamento nas datas sazonais em 2020

Dias das Mães | E-commerce faturou R$ 6,02 bilhões e registrou aumento de 117% no faturamento em comparação a 2019.

Dia dos Pais | E-commerce  faturou R$ 3,5 bilhões registrou aumento de 41% no faturamento em comparação a 2019.

Semana do Brasil | E-commerce faturou R$ 5,3 bilhões aumento de 65% em comparação a 2019

Divulgação: e-commerce Brasil.

E para o Dia das Crianças 2020 as expectativas estão mais que otimistas. Isso ocorre porque mesmo em meio a pandemia do Covid-19, o e-commerce vive um dos seus melhores momentos no Brasil, aumentando as expectativas dos lojistas online.

Mas é preciso manter o foco e se preparar para a data, pois assim como aumentaram o volume de pedidos online, aumentaram também as tentativas de fraudes e as reclamações. Aí a importância de estruturar a operação para atender a demanda online que segue em constante crescimento.

Dicas práticas para vender mais no Dia das Crianças

Listamos dicas práticas que trarão resultados para o seu segmento, afinal, não adianta ir atrás da fórmula mágica quando o assunto é o seu negócio, é preciso entender sobre o segmento para depois tomar decisões assertivas.

Conheça a fundo seu público e planeje sua campanha.

Calma que ainda dá tempo! Uma pesquisa da Social Miner aponta que o primeiro pico de visitas às lojas virtuais aconteceu a 11 dias da data. Já em 2019, o tráfego atingiu seu máximo a 25 antes da data sazonal, isso significa que ainda dá tempo de se planejar. Se você já tem uma loja online, dê uma boa olhada nas campanhas dos anos anteriores e veja em qual mídia ouve maior conversão e melhor engajamento. 

A partir desses dados, crie um planejamento diário de ações que podem ser aplicadas na sua loja. Pense nas possibilidades que você pode oferecer como lojista e no que o seu cliente gostaria de ganhar e tente achar um meio-termo para que todos fiquem felizes. 

Seja com um cupom de desconto ou um e-mail marketing com novidades, seleção de produtos com frete grátis ou reduzido bem posicionadas e divulgadas no seu site. São inúmeras as possibilidades, basta um bom planejamento. 

Promova interações que toquem o coração

Todos nós já fomos crianças e temos ao menos uma lembrança nostálgica e saudosa dessa fase da vida. Por isso é de grande valia apostar em campanhas criativas que tocam o nosso coração. Seja compartilhando uma lembrança, uma brincadeira de rua. Esse tipo de comunicação promove a interação e aumenta muito as possibilidades de conversão. 

Altere a comunicação da sua loja para o tema. Com banners criativos que mostrem as ofertas, condições de compra, produtos com redução de frete, etc. Use todos os canais a seu favor. Mostre para o cliente quais são os benefícios que ele terá se comprar com você. 

Use e abuse dos canais de atendimento a favor do seu negócio.

A regra agora é humanizar cada vez mais o atendimento, por isso disponibilize seu canal de atendimento de forma clara e tenha uma equipe capacitada para responder e atender as necessidades do cliente. Já falamos aqui que mais que clientes que compram uma vez para nunca mais voltar, queremos influenciadores de marca, e para isso o atendimento deve ser mais que especial em todas as etapas da jornada de compra.

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