Como otimizar a descrição de produto e melhorar o SEO do seu e-commerce?

3 de julho de 2020

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SEO

Você que tem um e-commerce sabe da importância de ter uma descrição de produto exclusiva e bem estruturada? Pois é, a descrição do seu produto pode ser o diferencial na finalização de compra por isso deve ser bem elaborada. 

Nesse artigo vamos te dar dicas de como descrever seu produto de forma efetiva e ainda melhorar o SEO do seu e-commerce. Antes de falarmos sobre a importância de uma boa descrição de produto vamos esclarecer um ponto importante.

O que é SEO e qual a sua importância para um e-commerce?

Todos os dias milhões de pessoas recorrem ao Google para pesquisar sobre diversos assuntos e sabemos que os primeiros resultados da pesquisa são os que recebem cliques. Está aí a função de utilizar no seu site as técnicas de SEO. 

A sigla SEO se refere a Search Engine Optimization, que traduzido ao pé da letra significa otimização para motores de busca. São técnicas aplicadas dentro e fora de uma página para que ela alcance um bom posicionamento no Google.

Para entender melhor, faça o seguinte teste: pesquise no Google o termo marketing digital. Veja que no fim da página aparece o número de páginas que apresentam resultados para a palavra-chave. Ao utilizar em seu site as técnicas de SEO você garante melhor posicionamento. 

Lembra quando a gente ia à biblioteca da escola e pedia um livro que falasse sobre o descobrimento do Brasil? A bibliotecária então muito simpática ia até o computador e dizia o local da biblioteca onde estavam títulos e mais títulos que falavam sobre o assunto. 

Fazendo uma grande analogia o Google é como se fosse uma grande biblioteca responsável por rastrear, analisar todo o conteúdo de um site e posicioná-lo de forma satisfatória e relacionada com o conteúdo que se é pesquisado. 

E as técnicas de SEO são mais que pesquisar uma palavra-chave e jogar ela no texto. É preciso pesquisar as palavras-chave, descobrir qual a dificuldade dela, analisar se realmente vale a pena investir naquela keyword e se possível pesquisar outras, até achar uma que faça sentido para seu produto. Além disso, é preciso trabalhar individualmente a Meta Title, Meta Description e a descrição do produto.

Uma descrição bem feita estruturada e com informações relevantes influenciam muito na decisão de compra e ainda mais agora no momento que estamos vivendo onde pessoas compram os mais diversos itens pela internet que vão desde remédios, alimentos e bebidas até roupas e demais bens de consumo, é preciso ser diferente, é preciso ser exclusivo e se torna inaceitável copiar a descrição do fabricante. 

A seguir, iremos destacar 5 dicas para você descrever seus produtos de forma assertiva e otimizá-las para os mecanismos de busca:

1-Pesquise e trabalhe no texto a palavra-chave ideal

Existem diversas ferramentas gratuitas, extensões do Google Chrome e até sites que fazem a pesquisa de palavras-chave e mostram o volume de busca dos termos pesquisados, porém, antes de investir naquela palavra-chave com maior volume de busca é importante checar qual a porcentagem de dificuldade da palavra-chave.

Muitas vezes é bem melhor investir naquele termo que tem menor dificuldade e menor volume do que partir direto para aquele termo com maior volume, já que para alcançar um resultado com ele, a concorrência será bem maior.

2- Escreva como se estivesse respondendo perguntas sobre seu produto.

Escreva como se estivesse respondendo as seguintes perguntas:

O que é o produto?

Para que ele serve? 

Quais os diferenciais dele características principais?

Por que o meu produto é o ideal?

Dessa forma você estrutura seu texto e responde forma clara e objetiva as principais dúvidas dos clientes. Descreva as medidas, características principais do seu produto. É importante lembrar também em falar a linguagem da sua persona e escrever para ela e não pensando no Google.

3- Use Bullet Points, listas e parágrafos curtos

Listas e tópicos são mais fáceis de serem lidos pelos usuários por isso devemos usar listas e os chamados Bullet Points para destacar informações importantes sobre o produto. Mas sem exagerar no tamanho da lista. 

4- Inclua vídeos do seu produto e imagens atraentes

Aqui está um ponto que deve ser explorado. Inserir imagens que mostram o produto de vários ângulos é uma boa tática de conversão. É importante lembrar que as imagens devem estar nomeadas com o nome do produto. 

 O uso de outras mídias dentro da página de produto faz muita diferença e atrai o cliente. Use a sua criatividade e faça pequenos vídeos do seu produto. Isso tende a surpreender seu cliente. 

5- Link produtos relacionados no corpo do texto

Formando uma grande teia de produtos relacionados, essa prática fará a diferença para o SEO da sua loja. Dessa forma você aumenta a autoridade do seu site perante os buscadores. O que é ótimo e gera resultados ao longo do tempo. 

6- Crie descrições de produtos individuais 

Abuse da criatividade, pesquise referencias e nunca copie a descrição de um produto para outro. Dessa forma você aumenta a possibilidade de ranqueamento das páginas do seu site e alcança o maior número de pessoas.

Sabemos que esse processo é muito cansativo e trabalhoso, porém criando descrições autênticas para o seu produto ou serviço farão seu e-commerce colher os frutos posteriormente, aumentando o tráfego orgânico do seu site, diminuindo os gatos de mídia paga e gerando mais vendas. 

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Juliana Pineda

Escrito por:

Juliana Pineda

Analista de SEO e Redatora na agência Admake. Graduada em Publicidade e Propaganda e em Jornalismo.

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