Coronavírus x E-commerce: O que você precisa saber para continuar vendendo!

1 de abril de 2020

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E-commerce

Lojista, quer saber o que as lojas virtuais estão fazendo para continuar vendendo?

Não é novidade que o mundo está enfrentando uma de suas maiores crises: a pandemia de coronavírus que traz medo e insegurança para todos. De um lado, está o consumidor com receio de comprar e de outro, o lojista inseguro e em busca de alternativas para superar esse momento.

Este artigo tem o objetivo de mostrar ao lojista algumas ações que comerciantes de lojas físicas e principalmente virtuais estão fazendo para continuar vendendo em meio a pandemia mundial do novo coronavírus.

A boa notícia é que é possível se reinventar em meio a este cenário. Lojistas de lojas físicas estão arregaçando as mangas e passaram a utilizar de outras soluções para continuarem vendendo. Delivery e o Drive thru são algumas das opções.

Um ponto necessário que você precisa ter em mente é que os consumidores não pararam de consumir, apenas mudaram a forma fazê-lo. Foi o que revelou um levantamento da Kantar, em que 74% dos entrevistados garantiram sair da quarentena apenas para o necessário, como ir à bancos e supermercados. 67% deixaram de frequentar bares e restaurantes e 66% de ir a shoppings e parques.

Com base nesses dados, identificamos mudanças significativas no modo de compra do consumidor, por isso é importante criar estratégias alinhadas com o momento que estamos vivendo. Muitos comerciantes locais que por conta do decreto de quarentena estão sem abrir suas lojas, tiveram que mudar a forma de atendimento para continuar vendendo.

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Loja física de moda infantil vende pelo WhatsApp e entrega via delivery

Foto: Reprodução/Facebook

Comerciante que vendia ovos em feira da cidade agora recebe pedidos via ligação e entrega na casa do consumidor

Comerciante que vendia ovos em feira da cidade agora recebe pedidos via ligação e entrega na casa do consumidor
Foto: Reprodução/Facebook

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E para quem já tem loja online, o que fazer para continuar vendendo?

Se as lojas físicas já começaram a reagir, as lojas virtuais também precisam acompanhar essa reação. Afirmamos que com criatividade e empatia, boas estratégias podem ser criadas.

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Produção de Conteúdos Relacionados

Falar a linguagem do público sempre foi indispensável, gera identificação e empatia. E, em um momento de crise não é diferente, a comunicação precisa fazer sentido para o usuário da sua loja. Abaixo vemos algumas marcas que utilizaram dessa estratégia e estão acertando na comunicação com seus clientes.

Foto: Site/O Boticário

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O banner na home do O Boticário apresenta uma linguagem atual e ainda traz orientações ao visitante ao orientar sobre a utilização do sabonete em casa e o álcool em gel fora de casa.

Foto: Site/Netshoes
Foto: Site/Zatinni

Percebe-se que tanto no banner da Netshoes como no da Zatinni, além de uma comunicação assertiva, descontos também são oferecidos. Unir o útil ao agradável, nesse caso, torna os produtos muito mais atrativos para os visitantes.

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Ofereça frete grátis em produtos selecionados

O frete é um valor que está ligado diretamente com a decisão de compra. A maioria dos consumidores fazem comparações entre diferentes lojas antes de tomar a decisão de compra. É uma ótima estratégia não só para aumentar as vendas, mas também reduzir a taxa de abandono de carrinho.
Veja alguns exemplos:

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Foto: Site/Kanui
Foto: Site/Magalu

As lojas Kanui e o Magalu oferecem frete grátis aos visitantes, e isso pode ser um fator decisivo na hora de fechar o pedido.

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Pagamento Facilitado

Ampliar as formas de pagamento pode ser uma outra alternativa para você continuar vendendo. Se você trabalha com parcelamento em até 10 vezes, por exemplo, que tal aumentar para 12 ou 18 vezes?
Acredite, se estiver ao seu alcance, facilite a forma de pagamento que as chances de conversão serão muito maiores. E se for possível retirar os juros, melhor ainda.

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Negocie com o fornecedor e consiga vantagens

Para oferecer descontos, menor preço, pagamento sem juros ou qualquer outra forma que facilite a compra do consumidor, é necessário negociar também com o seu fornecedor, afinal, todos estão buscando menor preço e forma de pagamento facilitado. Assim você consegue oferecer vantagens para o consumidor.

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Seja 100% transparente

Deixe claro para o seu cliente toda e qualquer situação adversa que pode ocorrer no momento da compra e também como a sua loja está trabalhando em meio a essa situação.
Não tem problema deixar especificado que a entrega pode demorar alguns dias por conta da transportadora, por exemplo. A sinceridade e a transparência reforçam ainda mais a confiança entre o consumidor e sua loja.

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Continue investindo em Marketing Digital

Infelizmente, em situações de crise, é comum lojistas pausarem seus investimentos em marketing digital acreditando que o marketing é o vilão, mas na verdade, essa visão não passa de um equívoco: o marketing é um grande aliado em momentos de instabilidade.

É em situações como essa que você vai precisar se aproximar ainda mais do seu público e mostrar que está disponível para atender suas necessidades. Para isso, utilize os diversos canais de marketing disponíveis (facebook, instagram, whatsApp, e-mail), mostre seus produtos/serviços e a forma que sua empresa está se reinventando em meio a esse cenário. E, para alcançar um público muito mais amplo, anúncios pagos são indispensáveis.

Temos alguns e-books gratuitos que explica mais sobre esses canais. Baixe agora e entenda melhor:
E-book SEO
E-book Os Principais Canais de Marketing
E-book Google Ads

Lojista, esperamos que você tenha gostado deste artigo e que esses exemplos tenha te inspirado de alguma forma. Mas, se ficou alguma dúvida, clique aqui e fale com um de nossos especialistas para uma consultoria sem compromisso. Se preferir, envie um e-mail para atendimento@admake.com.br Abraços.

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Maycon Oliveira

Escrito por:

Maycon Oliveira

Responsável pelo Marketing Institucional da Agência Admake. Graduado em Publicidade e Propaganda e atualmente estudante de Jornalismo. Um bom ouvinte, apaixonado por pessoas, boas histórias e coisas simples.

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