O que é Mailing e como usar para vender mais?

28 de agosto de 2019

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Marketing Digital

Com certeza você já ouviu falar em mailing.
Mas você sabe o que é, como conquistar e como utilizar essa estratégia para vender mais?
Continue lendo este conteúdo e saiba tudo sobre mailing!

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Ainda vale a pena investir em e-mail marketing?

Com certeza vale a pena investir em e-mail marketing!

Segundo uma pesquisa realizada pela empresa norte-americana MarketingSherpa, 72% dos consumidores entrevistados preferem receber conteúdos e promoções da empresa pelo e-mail marketing.
Isso porque eles não se sentem interrompidos em um momento de entretenimento, assim como acontece com anúncios patrocinados nas redes sociais.
Para saber mais, confira nosso conteúdo exclusivo sobre este assunto.

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O que é mailing?

Basicamente, mailing é um base de e-mail, uma lista extensa lista de emails de todos os clientes que já se cadastraram em sua loja ou newsletter.
Todas essas pessoas estão disponíveis para que sua loja envie e-mail promocional ou de conteúdo.
É importante saber qual o público desta base e se realmente estão interessados em receber suas mensagens. Com isso, será possível traçar as melhores estratégias.
Caso você ainda não tenha uma plataforma de e-mail contratada, sua base ficará disponível dentro da própria plataforma de e-commerce.

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Como conseguir clientes para a minha base?

Existem várias maneiras de conseguir uma base de e-mails.
Além de recolher para a base os endereços dos consumidores que compraram, você pode inserir um pop up na loja para cadastro. Em troca pode oferecer desconto na primeira compra, envio de novidades em primeira mão e conteúdos diversificados.
Também é possível conseguir e-mails através de blogs e conteúdo relevante nas redes sociais (que levam para um cadastro).
São muitas estratégias resumidas em: oferecer alguma vantagem em troca do endereço de e-mail. Essa vantagem pode ser comercial ou conteúdo.

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O que fazer com a base de e-mail?

E depois de já ter uma base estruturada, o que fazer?
Agora é hora de definir um planejamento e estratégias de e-mail marketing. É importante considerar o mercado, segmento e público com quem irá se comunicar. E porque não, ficar de olho no que os concorrentes estão fazendo.
Os principais tipos de e-mail marketing para disparar para a sua base são:

Newsletter:
Consiste em enviar notícias e conteúdos relevantes (e relacionados com seus produtos e mercado) para a base;

Promoções:
Envio de promoções e condições comerciais;

Datas especiais:
Aniversário do cliente, aniversário de cadastro e datas comemorativas da região (sempre bom enviar com um cupom de desconto);

Transacionais:
Os e-mails transacionais são extremamente necessário para acompanhamento de pedidos.

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Melhores plataformas de E-mail Marketing

Para uma boa performance com mailing, é necessário utilizar uma plataforma de e-mail.
Aqui vamos listar algumas opções para considerar:

MailChimp:
Ideal para pequenos e médios lojistas. Conta com planos gratuitos e pagos, dependendo da quantidade de contatos na base. É uma plataforma de e-mail básica, com alguns recursos limitados, mas pode ser uma boa opção para lojas que estão começando a trabalhar com e-mail marketing.

Enviou:
A plataforma é recomendada para envio de e-mail marketing, cobrança de boletos e recuperação de carrinho abandonado. Indicada para para empresas de médio prazo. Possui integração nativa com as principais plataformas de e-commerce.

Dinamize:
A Dinamize possui planos diferenciados com diferentes funcionalidades. O MKT2EASY é um plano mais básico, já o MKT2EASY PRO possui muitas segmentações e diversas funcionalidades de inbound marketing. Indicada para médias e grandes empresas.

RD Station:
Mais que uma plataforma de e-mail, a RD Station é uma plataforma completa de inbound marketing. É possível centralizar tudo nela: Disparo de e-mails, nutrição de leads, análise de performance, criação da landing page, automatizações e muito mais. Indicada para médios e grandes lojistas.

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Dicas para manter uma base de e-mail engajada:

Uma base de e-mail saudável é aquela que interage com a marca!
Clientes que só recebem o e-mail e nunca abrem são pontos de atenção. Quanto mais sua base for engajada, maiores suas chances de ter boa entregabilidade com os provedores.
Para garantir boa performance, é importante:

Limpeza de base:
A limpeza da base serve para retirar todos os contatos que não fazem sentido para a marca.
Essa limpeza pode ser feita de várias formas:

Exclusão de contatos que não interagem há mais 2 anos (por exemplo);
– Botão de descadastro visível no corpo dos emails;
– E-mail segmentado para pessoas que não interagem a bastante tempo.

Além de diminuir as chances de ter e-mails enviados para o spam, a limpeza faz com que a base mantenha-se saudável, possibilitando que a marca atinja clientes que realmente são potenciais compradores.

Jamais compre base de e-mail:
Infelizmente, esta prática ainda é recorrente no Brasil.
Comprar base de e-mail aumentam suas chances de ir parar no spam, já que os usuários que não se inscreveram para a sua lista de e-mail começarão a fazer denúncias.
Além disso, os próprio provedores de e-mail conseguem identificar esta prática e penalizam a loja, podendo inclusive, fazer com que a loja entre na “blacklist” e tenha seus e-mails enviados diretamente para o spam.
Foque em conquistar sua própria base!

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Seguindo estas dicas, com certeza sua loja terá uma base engajada e que converta em vendas!
Possui alguma dúvida sobre base de e-mail ou e-mail marketing? Deixe nos comentários e responderemos em breve!

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Jéssica Marinho

Escrito por:

Jéssica Marinho

Redatora com ênfase SEO na Agência Admake, responsável pelo desenvolvimento de conteúdo. Publicitária por formação.

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