Vale a pena escolher a Plataforma VTEX?

13 de agosto de 2019

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Plataforma de E-commerce

A escolha da plataforma é um processo pelo qual todo lojista deve passar.
Seja na hora de abrir sua loja ou no momento de migrar, sempre existe a dúvida de qual plataforma escolher.

Uma das plataformas mais comentadas no mercado é a VTEX. Sendo uma das maiores plataformas de e-commerce da América latina, ela é conhecida como a melhor do Brasil.
Mas será que vale a pena contratar a VTEX?
Aqui vamos esclarecer todos os pontos importantes!

VTEX é a melhor plataforma?

A VTEX é uma plataforma extremamente completa.
Conhecida como a “Ferrari” perante as concorrentes, ela é praticamente sem limite de personalização e possui infinitas possibilidades.
Embora tenha muitas vantagens e seja uma plataforma incrível, a realidade é uma só: A VTEX não é uma plataforma indicada para todas as lojas.

Mas se a VTEX é uma plataforma extremamente funcional, por que não é indicada para todas as lojas?
É isso que vamos descobrir ao decorrer desse conteúdo.
Começaremos pelas vantagens:

Vantagens VTEX

Personalização

A VTEX não possui limites de personalização. Tudo que se imagina dentro de uma loja virtual, é possível construir dentro dela. Logo, é perfeita para que lojas tenham suas próprias identidades, sem precisar repetir nada que já existe.
Aumentando as chances de criar identificação direta com o cliente, nutrir o relacionamento com o lead e fixação de marca. Além de facilitar a negação do público-alvo. No fim, a loja muito mais vendável e possui grandes chances de ser a primeira a ser lembrada dentro daquele segmento, aumento a lucratividade no negócio.
A personalização total só traz vantagens.

Funcionalidades

Ponto chave desta equação.
As funcionalidades da plataforma VTEX são surpreendentes. Aqui vamos listar as principais:

Omnichannel

Você conhece o conceito de Omnichannel? Fazendo um resumão, consiste em estar e atender os clientes em diferentes canais.
Isso é essencial para que uma loja venda bem, uma vez que os clientes estão em absolutamente em todos os lugares.
Ser plataforma omnichannel possibilita a loja de centralizar todos os pontos de comunicação com o cliente, facilitando para o lojista e para quem compra. Essa unificação de canais integra todas as as mídias online e offline. Essencial para quem possui lojas físicas e grande volume de vendas.
Suas funcionalidades para as lojas físicas incluem:
– Checkout mobile integrado ao PDV;
– Retirada em loja;
– Ferramenta omnipreço para controle centralizado;
– Totem de autoatendimento do cliente;
– Compartilhamento do estoque da loja física.

SmartCheckout

A VTEX descobriu que muitas compras não eram realizadas devido a burocracia que os clientes enfrentam ao tentar finalizar a compra.
Assim surgiu o SmartCheckout, uma funcionalidade que garante um checkout intuitivo, rápido e fácil.
Sem necessidade de login e senha, ele permite que o cliente finalize a compra sem precisar passar por um longo cadastro. Além de realizar todo o processo dentro de uma única página.
Lembre-se que cada recarregamento de página é uma chance do cliente sair da loja. Mantê-lo na mesma página é um diferencial para incentivar a compra.

Para a próxima compra, apenas com o e-mail já é possível preencher todos os campos necessários.
Essa funcionalidade diminui absurdamente compras abandonadas devido a dificuldades no checkout.

VTEX Scalable Cloud Infrastructure

No tópico fizemos a observação de que cada recarregamento de página, é uma oportunidade para o cliente sair da loja. Essa situação fica ainda pior se a página demora para carregar.
Lojas lentas, levam a um ciclo que só serve para prejudicar a loja:
– O cliente entra, não consegue navegar e saí rapidamente (dificilmente chega a colocar algum produto no carro)
– Essa ação faz com a taxa de rejeição da loja aumente consideravelmente
– Lojas lentas e com alta taxa de rejeição perdem autoridade com os buscadores
– Perda de autoridade causa punição e a loja perde ranqueamento nos buscadores, principalmente o Google

Dá para ter noção de quanto a velocidade pode impactar nas vendas? Além de não vender para quem entra na loja, os buscadores passam a não mandar mais usuários para ela.

A VTEX possui a mesma tecnologia Amazon, reconhecida mundialmente pela escalabilidade e velocidade.
A plataforma já totalizou 63 milhões de visitantes únicos com mais de 90 pedidos capturados por segundo.
Com certeza a plataforma mais rápida no Brasil!

Integração com Marketplace

Cada vez mais é difícil ficar fora do marketplace.
Para aumentar as vendas, é imprescindível contar com uma plataforma que integra de forma simples com principais marketplaces do mercado.
O VTEX Channel funciona como um mediador (middleware) dentro da própria área administrativa. Com ele é possível fazer a seleção que irá vender no marketplace, replicar os descontos disponíveis, gerenciar campanhas e configurar a logística específica para cada marketplace.

Funcionalidades personalizadas para cada negócio

A VTEX possui muitas outras funcionalidades, você pode conferir com mais detalhes no próprio Blog VTEX.
Além das principais listadas aqui, podemos destacar que a plataforma possui funcionalidades específicas e segmentadas para cada negócio, com diferentes objetivos.
Sendo ideal e assertiva!

Suporte

A Plataforma VTEX possui um suporte ágil.
Os atendentes conseguem identificar os problemas urgentes que estão atrapalhando as vendas da loja e oferecer a orientação adequada.
Porém, as informações oferecidas são técnicas e objetivas. É importante que o lojista tenha uma agência especializada em VTEX para receber a informação e conseguir resolver o problema.

O suporte VTEX é 100% online, garantindo eficácia de atendimento e otimização de tempo.

Desvantagens VTEX

Preço

Não apontaremos bem como uma desvantagem, mas o valor pode ser considerado um fator negativa para a aquisição da plataforma.
O preço deve ser visto como um investimento e não um gasto, mas, de fato, pode não ser um valor acessível para todos os lojistas.
Possui planos a partir de R$ 1.500,00 + comissão de vendas.

Para quem a Plataforma VTEX é indicada?

No começo deste conteúdo apontamos que a Plataforma VTEX não é aconselhada para todas as lojas e realmente não é. O valor de investimento pode não ser compensatório.
Ela é indicada para quem já vende online, possui experiência, planejamento a longo prazo e uma loja muito bem estruturada.
Nesses casos, a VTEX será a melhor opção, já que irá suprir toda e qualquer necessidade específica do e-commerce e do cliente final. Entregando um resultado incrível de performance de vendas.

Se sua loja se encaixa nesses requisitos, com certeza vale a pena contratar a VTEX!

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Jéssica Marinho

Escrito por:

Jéssica Marinho

Redatora com ênfase SEO na Agência Admake, responsável pelo desenvolvimento de conteúdo. Publicitária por formação.

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