Ganhe dinheiro: Como vender nos grandes marketplaces?

15 de julho de 2019

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E-commerce

Você deseja vender no marketplace e ganhar muito dinheiro?
Então não perca essa chance! No período de um ano, setembro de 2017 a setembro de 2018, o marketplace cresceu 90,7%, segundo uma pesquisa feita pela empresa Precifica, especializada em monitoramento de preços no e-commerce.
Agora, confira algumas técnicas de como ser competitivo nos grandes marketplaces e de destacar durante a venda de um mesmo produto.

Marketplace: O que é?

Afinal, você entende o conceito do marketplace?
Segundo Evandro Santos, autor do livro Fique Rico nos Marketplaces (2018), o conceito de marketplace consiste em você utilizar a estrutura e o nome de uma marca famosa para vender seus produtos. Diferente de quando você construí todo seu site do zero e precisa investir em marketing digital, o marketplace já faz isso por você, é só usar toda a estrutura pronta. Porém, os pontos negativos também existem e é importante se atentar a eles.
Um dos pontos citados por Santos é você ser um vendedor em meio a milhares de outros e é por esse motivo que vamos lhe ensinar a se destacar!
Para descobrir o que é marketplace, suas vantagens e desvantagens, além de como ele pode transformar seu negócio, confira esse artigo e esclareça todas as suas dúvidas!

Escolha o marketplace ideal

Marketplaces vão muito além de Mercado Livre e Amazon.
Existem muitas outras oportunidades para vender, em nichos muito mais específicos e menos concorridos.
Vamos tomar um exemplo, supondo que você venda camisas de futebol retrô. Faz mais sentido vender no Walmart ou na FutFanatics? FutFanatics, com certeza.
É importante lembrar que os próprios marketplaces se tornaram mecanismos de busca, logo, é bem provável que seu cliente em um site desse segmento e faça a busca dentro dele, ao invés de usar o Google.
Leve em consideração seu nicho ao disponibilizar seu produto, ou você pode parar em site que não condizem com sua proposta e perder dinheiro.
Isso não significa que você deve se limitar aos sites dentro de seu seguimento, abranger os negócios pode ser uma solução excelente para vender mais. Porém, tome cuidado para não investir tempo nos lugares errados. Se seu público for extremamente conservador, pode ter preconceito em comprar marketplaces muito “liberais”.
Esteja no lugar certo para o cliente certo!

Condições de pagamento

É muito comum encontrar o mesmo produto por preços diferentes no mesmo site, cada um vendido por uma empresa. E como fazer o cliente escolher o seu? Apenas pelo valor final? Nem sempre!
Um dos fatores decisivos de compra são as condições de pagamento.
Por exemplo, seu concorrente está vendendo exatamente o mesmo aparelho de celular que você, da mesma cor e com as mesmas especificações técnicas, porém, o valor de venda dele é R$ 100,00 a menos que o seu. Contrapartida, o produto dele só pode ser comprado à vista ou parcelado em até 4x com juros. Já o seu pode ser parcelado em até 12x sem juros, pago à vista, boleto, depósito, em dois cartões diferentes, infinitas possibilidades. Quem irá vender mais? Você, sem sombra de dúvida!
Por esse motivo é necessário investir em diversas formas de pagamento, isso garantirá muitas opções para o cliente não ter nenhuma desculpa para adiar a compra.

Frete e prazo

Você com certeza já sabe que o frete também é um decisor de compra, certo? No marketplace ele é ainda mais importante!
Falamos que as condições de pagamento são um diferencial, mas e quando o concorrente possui tantas condições quanto você? É a hora de investir para melhorar o frete.
Veja um exemplo:

Nesse caso, o valor do frete fará com que o cliente mude sua compra de uma loja para a outra!
“Ah, mas foram apenas R$ 5,00 de diferença”. Exatamente, R$ 5,00 que o cliente irá se sentir orgulhoso em economizar.
No mesmo exemplo conseguimos notar outro ponto importante. Comprando pela americanas.com, o cliente receberá o jogo em casa em apenas 6 dias uteis, diferente dos 11 dias uteis prometidos pela loja com o preço mais baixo.
Mesmo que o valor do frete não fosse diferente, o prazo também pode ser um decisor de compra caso o consumidor precise ou queira aquele produto com urgência.
Então, procure parcerias que possibilitem abaixar o valor de seu frete e diminuir o prazo.

Descrições

Caso o marketplace em questão possibilite descrever os produtos separadamente, pode ser uma oportunidade de fisgar o cliente.
Uma boa descrição dá detalhes específicos sobre produto, elimina muitas dúvidas que o comprador possa ter e desperta um interesse ainda maior. Investir tempo para descrever o produto também mostra ao cliente sua preocupação em ser transparente e útil para ele.
Através da descrição você pode conquistar a compra dos clientes mais exigentes!

Atendimento

O cliente tem uma dúvida sobre o produto.
Seu concorrente responde rápido, esclarece a dúvida sem pestanejar e se coloca à disposição para qualquer problema. Você nem visualizou a mensagem que o possível comprador enviou. Quem fará a venda?
Provavelmente, a essa altura do campeonato a venda já aconteceu e não foi com você.
Invista em um bom atendimento para se prevenir desses problemas. Além de preços e boas condições de pagamento, o modelo de cliente atual precisa de atenção e deseja sempre fazer uma compra certeira.
Se for muito bem atendido, o cliente efetuará a compra e possivelmente voltará para comprar novamente.

E aí, pronto para vender no marketplace?
Siga nossas dicas e saia na frente da concorrência.
Essa venda é sua!

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Jéssica Marinho

Escrito por:

Jéssica Marinho

Redatora com ênfase SEO na Agência Admake, responsável pelo desenvolvimento de conteúdo. Publicitária por formação.

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